O ministro do STF Luiz Fux nunca deu "ponto sem nó". Vaidoso, ele é daquelas pessoas que pavimenta a carreira sempre com um lance à frente dos outros. E para ele a sua carreira está acima de tudo. Quando queria ir para o Supremo não se constrangeu em perseguir por onde ia o então ministro José Dirceu para obter dele recomendação à presidente Dilma, com apoio de Lula, para ocupar o lugar em que hoje está. A jornalista Mara Luquet, do MyNews, traz em sua coluna que não está descartada a hipótese que Fux foque agora em ser candidato à eleição para o governo do estado ou Senado pelo Rio de Janeiro em 2026. Diz ela a razão: "Fux completará 73 anos no próximo ano, ficando a dois da aposentadoria compulsória, mas pode antecipar a saída do Supremo para entrar no jogo eleitoral". A alternativa seria tornar-se ministro da Justiça se Tarcísio de Freitas for eleito presidente. Dos bolsonaristas ele já tem um elo forte com a direita: "simpatia e gratidão".
Cineasta Silvio Tendler deixa obra inacabada
Cineasta e documentarista Silvio Tendler faleceu no dia 5 aos 75 anos - Divulgação
Cineasta e documentarista Silvio Tendler faleceu no dia 5 aos 75 anosDivulgação
Um dos projetos que vinham sendo tocados pelo cineasta Silvio Tendler, que morreu no dia 5 deste mês, era o filme "E favela tem voz?". A obra tem como tema os 25 anos da Agência de Notícias das Favelas, criada para dar protagonismo às comunidades periféricas. O filme vai mapear diversos momentos em que a imprensa comunitária não apenas atuou como complementar à mídia convencional, mas também foi fundamental para defender os interesses dos seus territórios. "Dono de um olhar sensível, era defensor das potências desses lugares e crítico ferrenho à ausência do Estado", pontua André Fernandes, fundador da ANF: "Todas as muitas conversas que tivemos sobre esse filme vão seguir norteando o trabalho. Concluir a obra será também uma homenagem a esse homem gigante".
Metrô anuncia ampliação de trajetos
Durante a vistoria das obras da estação Gávea, o Metrô Rio apresentou o Plano Diretor Metroviário, desenvolvido pela Riotrilhos, com a ligação Estácio-Praça XV, a criação da Linha 3 (Praça XV-Niterói-Guaxindiba) e a extensão da Linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes. "Com ligação entre Uruguai e Gávea, o acesso da Zona Norte à Zona Sul será em 10 minutos, desafogando a Linha 1", afirmou o presidente do Metrô Rio, Guilherme Ramalho.
Quaquá pisa fundo no acelerador
Depois de investir em parcerias visando a segurança pública, a prefeitura de Maricá informou que o prefeito Quaquá (PT) e o ex-ministro Celso Pansera confirmaram para novembro o início do shopping center previsto para inaugurar em 2027. Também começam neste ano as obras do Terminal Portuário de Ponta Negra e do resort Maraey.
PICADINHO
O compositor e violonista mineiro Helder Viana se apresenta amanhã, às 20h, no Little Club, no Beco das Garrafas. Rua Duvivier, 37, Copacabana.
A Mostra Cine Orquestra encerra sua programação amanhã com uma oficina de criação musical para os alunos do Espaço Cultural da Grota, em Niterói.
Amanhã, a ONG Nóiz promove em sua sede, na Cidade de Deus, ação pelo "Setembro Amarelo", campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, com palestra do psiquiatra Ervin Cotrik.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.