Presidente da Câmara, Miguel Alencar (esq.) e Ministro da CGU, Dr Vinícius MarquesRenata Cristiane
O convite para palestrar no evento partiu do presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), durante uma agenda dele em Brasília no mês passado. Dr. Vinícius tem um vínculo firme com Cabo Frio a ponto de considerá-la sua cidade natal.
Representando o prefeito José Bonifácio (PDT) que não pode comparecer, estiveram presentes a secretária de Educação, Elicéa da Silveira, o Controlador-Geral do município, Dr. Luiz Claudio Gama e o secretário de Segurança Pública, Ruy França.
Em entrevista exclusiva, Dr. Vinícius, que fez a palestra com o tema “Ética na Gestão Pública”, deu um recado aos estudantes e jovens da cidade, utilizando ensinamentos que recebeu do pai.
“Na dúvida, não sabe o que fazer, estuda. Isso é algo que sempre vai ajudar a gente a seguir adiante”, declarou.
O ministro também se colocou como um aliado da cidade no Governo Federal e pontuou o que encontrou ao assumir a CGU do último governo.
“A principal questão que, para nós, era muito relevante lidar era com as questões dos chamados sigilos. A nossa preocupação era rever uma forma que nós considerávamos equivocada de aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI)”, pontuou o ministro, reforçando a questão da transparência.
O desembargador José Muiños Piñeiro também concedeu entrevista e se disse orgulhoso do projeto.
“É uma satisfação pessoal. Fui Promotor de Justiça em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio nos anos 80. Então, eu já tive uma ligação com essa região. Um afeto muito próximo ao meu coração. Esse projeto de cidadania nas escolas é importantíssimo”, declarou o magistrado.
Na sequência, Dr. Muiños também pontuou o quilate dos palestrantes do projeto e afirmou que “é a República que está vindo a Cabo Frio para se apresentar”.
O presidente da Câmara, Miguel Alencar, disse também que já existe a intenção de realizar duas novas edições do programa ainda neste ano.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.