Prefeito de Arraial do Cabo recebe vice-governador em agenda extensa
Marcelo Magno (PL) e Thiago Pampolha (UNIÃO) se encontraram nesta quinta (20). Na pauta, saneamento básico, engorda da lagoa de Araruama e mutirão de limpeza
Thiago Pampolha e Marcelo Magno - Andréa Reys (RC24h)
Thiago Pampolha e Marcelo MagnoAndréa Reys (RC24h)
O destaque coluna desta sexta-feira (21) é Arraial do Cabo, que recebeu o vice-governador e secretário de Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha (UNIÃO). A agenda, que foi extensa, aconteceu nesta quinta (20) e incluiu saneamento básico,engorda da lagoa de Araruama e mutirão de limpeza. Conversei com Marcelo por telefone, ele falou que ficou muito satisfeito com a repercussão da presença do vice-governador, porque a engorda da praia era uma luta antiga da população e ficou feliz porque o licenciamento saiu. Uma outra questão também é o projeto Lixo Fora D’Água. O prefeito falou, inclusive, que o pessoal que faz o recolhimento do lixo de dentro da água encontrou garrafas com rótulos em mandarim e até em japonês, revelando que esse lixo não é produzido só em Arraial do Cabo. Esse lixo viaja pelos oceanos dos lugares mais longínquos chegando aqui, demonstrando que essa situação é um problema grave e urgente. Marcelo também fez questão de destacar o carinho que Pampolha tem com ele e com o município cabista. Para além disso, aproveitou para informar que está saindo do papel o projeto das obras do distrito de Monte Alto – sobre o qual disse, em entrevista nesta quarta (19), que nem tinha esperança mais – e fez questão de destacar que é um compromisso e uma promessa do governador e do vice-governador, e não do prefeito. “O papel do prefeito é cobrar”. Mas ele disse que acredita estar no caminho certo.
R
REUNIÃO CONCORRIDA
Na reunião, liderada pelo prefeito Marcelo Magno (PL), estiveram os secretários do Ambiente do município cabista, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Cabo Frio e Armação dos Búzios: Jorge Oliveira, Mario Flavio, Vinicius Lavalle, Rosalice Fernandes e Evanildo Cardoso. Além disso, o secretário de Planejamento Iguabense, Eron Bezerra, também esteve presente, assim como o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.
AÇÃO VOLUNTÁRIA
Com a presença de Pampolha, voluntários de diversas cidades da Região dos Lagos se uniram ao poder público, nesta quinta-feira (20), para realizar uma ação de limpeza na Praia Grande, durante a 4ª edição do Projeto Mares Limpos. Ao todo, foram retirados mais de 2,2 toneladas de resíduos das areias. Todo o material coletado foi catalogado e fará parte de um estudo gravimétrico realizado pela Prefeitura, por meio da secretaria do Ambiente e Saneamento. Além disso, durante a ação, a secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade lançou, em parceria com a cidade e a Prolagos, o projeto Lixo Fora D’água. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, com o objetivo fundamental de conscientizar a população, engajar as comunidades costeiras e incentivar práticas sustentáveis. Além de reunir informações sobre a origem, quantidade e os tipos de resíduos encontrados nas praias. Com base nesse estudo, será possível desenvolver ações e intervenções direcionadas aos problemas pontuais, visando a preservação ambiental de forma efetiva.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.