Thiago Pampolha e Marcelo MagnoAndréa Reys (RC24h)

O destaque coluna desta sexta-feira (21) é Arraial do Cabo, que recebeu o vice-governador e secretário de Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha (UNIÃO). A agenda, que foi extensa, aconteceu nesta quinta (20) e incluiu saneamento básico, engorda da lagoa de Araruama e mutirão de limpeza. Conversei com Marcelo por telefone, ele falou que ficou muito satisfeito com a repercussão da presença do vice-governador, porque a engorda da praia era uma luta antiga da população e ficou feliz porque o licenciamento saiu. Uma outra questão também é o projeto Lixo Fora D’Água. O prefeito falou, inclusive, que o pessoal que faz o recolhimento do lixo de dentro da água encontrou garrafas com rótulos em mandarim e até em japonês, revelando que esse lixo não é produzido só em Arraial do Cabo. Esse lixo viaja pelos oceanos dos lugares mais longínquos chegando aqui, demonstrando que essa situação é um problema grave e urgente. Marcelo também fez questão de destacar o carinho que Pampolha tem com ele e com o município cabista. Para além disso, aproveitou para informar que está saindo do papel o projeto das obras do distrito de Monte Alto – sobre o qual disse, em entrevista nesta quarta (19), que nem tinha esperança mais – e fez questão de destacar que é um compromisso e uma promessa do governador e do vice-governador, e não do prefeito. “O papel do prefeito é cobrar”. Mas ele disse que acredita estar no caminho certo.

R
Marcelo Magno e Thiago Pampolha se reúnem secretários - Andréa Reys (RC24h)
Marcelo Magno e Thiago Pampolha se reúnem secretáriosAndréa Reys (RC24h)
REUNIÃO CONCORRIDA

Na reunião, liderada pelo prefeito Marcelo Magno (PL), estiveram os secretários do Ambiente do município cabista, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Cabo Frio e Armação dos Búzios: Jorge Oliveira, Mario Flavio, Vinicius Lavalle, Rosalice Fernandes e Evanildo Cardoso. Além disso, o secretário de Planejamento Iguabense, Eron Bezerra, também esteve presente, assim como o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.
Marcelo Magno e Thiago Pampolha com secretários - Andréa Reys (RC24h)
Marcelo Magno e Thiago Pampolha com secretáriosAndréa Reys (RC24h)


AÇÃO VOLUNTÁRIA

Com a presença de Pampolha, voluntários de diversas cidades da Região dos Lagos se uniram ao poder público, nesta quinta-feira (20), para realizar uma ação de limpeza na Praia Grande, durante a 4ª edição do Projeto Mares Limpos. Ao todo, foram retirados mais de 2,2 toneladas de resíduos das areias. Todo o material coletado foi catalogado e fará parte de um estudo gravimétrico realizado pela Prefeitura, por meio da secretaria do Ambiente e Saneamento. Além disso, durante a ação, a secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade lançou, em parceria com a cidade e a Prolagos, o projeto Lixo Fora D’água. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, com o objetivo fundamental de conscientizar a população, engajar as comunidades costeiras e incentivar práticas sustentáveis. Além de reunir informações sobre a origem, quantidade e os tipos de resíduos encontrados nas praias. Com base nesse estudo, será possível desenvolver ações e intervenções direcionadas aos problemas pontuais, visando a preservação ambiental de forma efetiva.