Deputado Dr Serginho (PL), Prefeita de Cabo Frio Magdala Furtado (PL) e governador Cláudio Castro (PL) / reproduçãoAndréa Reys (RC24h)


CENÁRIO NÃO É CONFORTÁVEL

Em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PL) deu uma coletiva de imprensa dos 30 dias de mandato, realizada no auditório da Prefeitura, nesta segunda-feira (21). Para tanto, ela contou com a presença dos secretários de Governo, Ruy França, de Fazenda, Bebeto Cardozo, e de Saúde, Bruno Alpacino. Entre os destaques, Alpacino falou da ortopedia que não funcionava na gestão anterior, que aliás é um dos setores que a população mais sofre para conseguir consulta e exames. Ainda nessa área, descobriu-se, por exemplo, que tinha médico ganhando R$ 40 mil para fazer a função de ortopedista e uma subsecretária tirando R$ 35 mil mensais. O titular da saúde disse que acabou com isso e que está instalando a ortopedia – com cirurgia, inclusive – no Hospital São José Operário, unidade que tem todas as condições para tal. Mas não é só isso, Alpacino afirmou que outras coisas estão por vir e que vão deixar muita gente do governo passado sem dormir. Já Bebeto Cardozo apresentou um panorama financeiro da cidade que não é nada confortável. O município estava com a folha inchada, sobrando muito pouco para investir em coisas mínimas. confira trechos da entrevista no vídeo abaixo.


VAI COMETER O MESMO ERRO?

Sobre a folha inchada, é bom que Magdala e sua equipe se atentem, porque, ao que parece, eles estão cometendo o mesmo erro que o antecessor de José Bonifácio (PDT), Dr Adriano, cometeu: manter os funcionários na Prefeitura, por medo de demitir e “ficar mal” com esses servidores. Ou talvez esperando que isso gere resultado político em 2024. Adriano tinha uma folha de pagamento que comprometia mais de 60% do orçamento e chegou a ter mais 17 mil funcionários; isso lhe rendeu pouco mais de 1.200 votos quando tentou se reeleger. Outro exemplo, Janio Mendes, com a folha de pagamento da saúde inchada teve uma merreca de votos para deputado. Ou seja, isso não significa garantia de reeleição. Magdala tem que ficar atenta.
Prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), em coletiva de imprensa nesta segunda (21) / foto Renata Cristiane - Andréa Reys (RC24h)
Prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), em coletiva de imprensa nesta segunda (21) / foto Renata CristianeAndréa Reys (RC24h)


CAFÉ DO POVO E MAGDALA EM BRASÍLIA

Na próxima quarta-feira (23), o governador Cláudio Castro (PL) estará em Cabo Frio para a inauguração do “Café do Povo” do primeiro e segundo distritos. A informação foi dada pelo deputado estadual Dr Serginho (PL), líder do governo na Alerj. Ele lembrou que esse projeto é da Faetec – do governo do Estado -, em parceria com a secretaria estadual de Assistência Social. Com relação à polêmica do Café do Trabalhador – que seria inaugurado semana passada, no mesmo espaço onde funcionava o antigo -, Serginho disse que estava tudo pronto, mas que a prefeita, através de seu secretariado, informou que estaria semana passada em Brasília e que, por conta disso, não poderia atender a essa inauguração e nem abrir o espaço para que o esquipamento fosse instalado. No entanto, o deputado se defendeu dizendo que foi um pedido do governador e que não teve nenhuma intervenção sua. E aí, por conta do problema de não haver o espaço cedido pela prefeita, o governo do Estado resolveu utilizar outro, que vai funcionar na entrada do bairro Boca do Mato. Com relação ao espaço onde anteriormente funcionava o Café do Trabalhador, no governo do ex-prefeito Marquinho Mendes (PSD), vai ser transformado num Restaurante Popular. A propósito, Magdala não deverá estar na cidade, já que a prefeita seguiu para Brasília na busca de recursos.