Prefeitos da Região dos Lagos e representantes do INEA, da secretaria de Estado do Ambiente, Agenersa e ProlagosDivulgação

municípios banhados pela laguna de Araruama, no Rio de Janeiro, com o presidente do INEA, Renato Jordão, e o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. Participaram do encontro os chefes dos executivos de Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, Dr Serginho (PL), Fabinho Costa (CID) e Fábio do Pastel (PL), respectivamente, o secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira – representando o prefeito Marcelo Magno (PL), além de representantes da Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e da concessionária Prolagos.
Importantes decisões foram tomadas visando melhorias no saneamento e na qualidade ambiental das cidades atendidas. Ficou definido que, além das obras previstas na quarta revisão quinquenal do contrato de concessão, a Prolagos se comprometeu a iniciar a implantação dos chamados "cinturões de proteção", sistemas essenciais para impedir o lançamento de esgoto in natura em pontos sensíveis da região. A medida atenderá locais que ainda não contam com essa estrutura.
Outro ponto de destaque foi o compromisso da concessionária com a dragagem do material acumulado na Praia do Siqueira, além da dragagem do canal, para desassoreamento e melhoria do fluxo de água — ações que visam a recuperação ambiental da área e a preservação da laguna.

Também foram pactuadas duas obras estruturais fundamentais: a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Iguaba Grande e a ativação da ETE de São Pedro da Aldeia, que deverá finalmente entrar em funcionamento, ampliando a cobertura de saneamento na cidade.