Aberto cadastro para castração gratuita de animais no castramóvel de CordeiroDivulgação

A Prefeitura de Cantagalo está realizando cadastro para castração gratuita de cães domiciliados (machos e fêmeas) no município. O cadastro pode ser realizado no castramóvel, localizado no Parque de Exposição Raul Veiga, toda segunda-feira, de 9h às 11h.
Os documentos do tutor do animal necessários para o cadastro são: CPF, Rg, comprovante de residência, comprovante de renda e título de eleitor (original e cópia). Caso o munícipe não possua renda comprovada, deve apresentar comprovante do auxílio BPC ou cartão do bolsa família.
Será aceito no ato do agendamento 1kg de ração de doação.
Castrar é um serviço de saúde pública e traz vários benefícios para o animal: auxílio no tratamento de doenças não relacionadas ao sistema reprodutivo, como diabetes e epilepsia; possível redução de comportamentos indesejados como territorialismo, agressividade e marcação de território. Também destaca-se, como benefício social, a diminuição da superpopulação pet.
Cuidados importantes no pré e pós operatório
Animal em jejum
Para evitar quadros de vômito durante a castração é importante que os animais estejam em jejum no dia da cirurgia. Siga rigorosamente essa recomendação. Se, por acaso, o seu pet ingerir algum tipo de alimento, comunique ao veterinário antes da operação.

Mesmo que a cirurgia tenha sido um sucesso, é preciso ainda seguir os cuidados pós-operatórios. Do contrário, as complicações podem surgir e afetar a saúde e a vida do seu pet.

Alimentação
A ingestão de água e bebida pelo animal deve ser realizada aos poucos e em pequenas quantidades.

Pontos cirúrgicos
Se a cirurgia de castração do animal apresentar pontos, eles devem ser removidos entre 7 e 14 dias. Procure um veterinário para fazer o procedimento e, se perceber também sangramentos, inflamações, ou outras alterações no local da incisão.

Protegendo a área da incisão
É natural que cachorro queira lamber a área afetada, porém isso não deve acontecer. O contato da língua do animal com a incisão poderá provocar infecção ou a retirada dos pontos antes do esperado.

Uso de medicamentos
A prescrição de medicamentos deve ser seguida à risca. Se o animal vomitar depois de ingerir algum remédio, entre em contato com o veterinário imediatamente e relate o caso. Para limpar o ferimento, use apenas o que o veterinário recomendar.

A prática de atividades
Os animais não devem fazer movimentos bruscos como correr, pular, andar em escadas por, pelo menos, 10 dias. O esforço em excesso pode ocasionar sangramentos, dores, inchaço e outros problemas.
Para mais informações, entre em contato via whatsapp: 22 981365082 ou 22 981009772
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.