Débora Nascimento - Globo/João Cotta
Débora NascimentoGlobo/João Cotta
Por Gabriel Sobreira

Rio - Se na vida real Débora Nascimento enfrenta um turbilhão de emoções na conturbada separação do ator José Loreto, após uma suposta traição, na ficção não será muito diferente. A partir do capítulo de quinta-feira, da novela 'Verão 90', da Globo, a personagem da atriz, Gisela, passará por dias de tormenta com um pedido de divórcio litigioso do marido, Herculano (Humberto Martins), que vive um caso extraconjugal com Janaína (Dira Paes). Mas, diferentemente da intérprete, a personagem passa por cima do episódio e vai atrás do marido, e o casal se reconcilia, mesmo ele gostando de outra.

PELO CORREIO

Gisela sempre deu problema para a família e principalmente para Herculano. Rica, orgulhosa e mimada, mãe omissa e viciada em álcool e festas. Disposto a dar um novo rumo à vida, Herculano pede demissão da PopTV — controlada pela família da mulher — e diz a Janaína que surgiu uma oportunidade de trabalho em Portugal. Antes, ele nem se dá ao dissabor de enfrentar a mãe da filha dele, que recebe uma carta do Tribunal de Justiça. Quando ela abre o documento, tem uma surpresa. "O Herculano... O Herculano pediu o divórcio litigioso", diz ela, em choque.

SOFRÊNCIA

O problema é que Gisela reage ao pedido de divórcio com bebidas, escândalos, festas, e vai parar até na delegacia. Dias depois, Herculano está no apartamento da irmã, Diana (Maria Carol), quando o telefone toca e ele atende. "Eu preciso te ver, Herculano, posso passar aí agora?", pergunta Gisela. Ele diz que está muito tarde. Ela: "Você acha que vai se livrar de mim fácil, Herculano? Eu nunca vou desistir de você! Você é meu marido! Pai da minha filha!", grita ela, que é interrompida por um sonoro "depois a gente conversa" antes de ele desligar.

FUNDO DO POÇO

Enquanto sofre com a indiferença do marido, Gisela não quer saber de mais nada e isso inclui a própria filha, Isadora (Duda Wedling). A ricaça vive dormindo o dia todo, à base de remédios ou álcool. É quando a mãe dela, Mercedes (Totia Meireles) intervém, invade o quarto escuro e abre a cortina. Gisela solta um grunhido. "Chega de autocomiseração, Gisela! Ninguém suporta quem tem pena de si mesmo! Anda, se apruma, menina", ordena.

A filha se senta na cama. Os cabelos estão desgrenhados, o visual está péssimo. "Eu fui abandonada, mãe... O Herculano me largou", responde. A mãe ignora: "Levanta, vai fazer as unhas, dar um jeito nesse cabelo. Isso aqui (cabelo) tá um ninho de rato". Gisela nem dá ouvidos: "Não vou conseguir viver sem o Herculano, mãe".

PORTUGAL

Sem dinheiro, ele atende o pedido de um amigo para trabalhar em uma produtora em Portugal. Primeiro, Herculano abre o jogo para Janaína. Se ela quiser e for para eles ficarem juntos, ele fica no Brasil. Mas ela diz que teve o filho preso injustamente, está com muita coisa para lidar no momento. E não responde o pedido do amado. Depois, ele conta para a filha e Gisela sobre a mudança. Avisa que a garota poderá sempre visitá-lo. Gisela se mostra empolgada.

SURPRESA

No dia da viagem, já no aeroporto, Herculano está no saguão de embarque quando surge Gisela, a filha e a empregada, Tânia (Marcela Siqueira), cheia de malas. A filha pergunta se o pai gostou da surpresa. Ele fica sem graça e concorda. "Olha quem também tá indo pra Portugal", diz Gisela, mostrando as passagens das três. "Não tô acreditando nisso, Gisela", recrimina Herculano. Ele a chama no canto e afirma: "Gisela, por favor, bota na tua cabeça de uma vez por todas: o nosso casamento acabou. Meu Deus! Em que língua você quer que eu fale?!". Ela: "Eu sei que o casamento acabou patati-patatá. A gente tá indo pra te dar uma força, gatão, pra te ajudar a se adaptar. A gente ainda se curte como amigo, né?".

UNIDOS

Sem saída, Herculano embarca com a família. Ele não percebe que Janaína observava tudo de longe e tinha ido até o aeroporto na esperança de demovê-lo da ideia de viajar. Mais de um ano depois, o diretor e a família voltam para o Brasil sem dinheiro e vão morar de favor em um conjunto habitacional.

"Estamos tentando nos entender. Herculano chegou ao fundo do poço, eu dei a mão pra ele, e a gente se reaproximou. Mas tá tudo muito delicado, tô pisando em ovos", confidencia Gisela para a amiga Madá (Fabiana Karla).

Você pode gostar
Comentários