Série Videoclipers estreia com clipe de Alceu Valença - Divulgação/Lumos Estúdio
Série Videoclipers estreia com clipe de Alceu ValençaDivulgação/Lumos Estúdio
Por RICARDO SCHOTT

A ideia não é só fazer clipes: é criar um novo estilo de vida para a turma que trabalha com vídeos. O casal Diana Boccara e Leo Longo (que mantém a empresa Couple Of Things) já havia criado o programa 'A Volta Ao Mundo em 80 Videoclipes', que está sendo exibido pelo canal Bis e traz clipes realizados em vários países, com artistas locais. Dessa vez, com o projeto 'Videoclipers', Diana e Leo fizeram o mesmo durante três meses, só que no Brasil.

A trabalheira do casal resultou em 16 clipes feitos em plano sequência. O primeiro da série já está no canal da empresa (www.youtube.com/coupleofthings) e traz Alceu Valença pelas ruas do centro histórico de Olinda (PE) cantando a música 'Nas Asas de um Passarinho'. O roteiro de Diana e Leo incluiu Recife, Belém, Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. A partir desta semana, sai clipe toda quarta-feira - o próximo é o do cantor Barro, 'Cavalo Marinho'.

"Convidamos Alceu porque ele é uma entidade da arte nacional. E porque ele sabe muito bem como ser estrela e estar com os pés no chão, ao mesmo tempo. Além disso, só convidamos artistas que admiramos. Em um projeto colaborativo e afetivo como o nosso, não dá pra não ter afinidade com quem gravamos. E a gravação foi ótima, rápida e certeira. Nós estamos na estrada há anos filmando, e o Alceu está há muito mais fazendo o mesmo e cantando. Acho que tanto ele quanto nós sabíamos exatamente o que deveria ser feito neste clipe. Então, bastaram 25 minutos pra pensar no que faríamos e filmar dois takes", conta Leo.

O projeto inicial, de 80 clipes feitos ao redor do mundo, ensinou muito aos dois - que lutaram para captar recursos ("acabamos bancando quase a totalidade", conta Leo), e resolveram vender tudo o que tinham para bancar o sonho. "Aprendemos que ninguém vai confiar mais no seu projeto do que você mesmo. E se em algum momento você titubeia, todos titubeiam juntos. Ninguém vai levantar por você todos os dias e ninguém vai se arriscar por você. Se você acredita numa ideia que inventou, é só você que pode botá-la de pé", conta Leo.

No decorrer do 'Videoclipers', o casal também descobriu que poderia trabalhar em permuta, trocando itens como comida por produção de conteúdo. "É possível viver e trabalhar explorando muitas plataformas e metodologias colaborativas, aprendendo novas habilidades de graça e se conectando com pessoas certas", afirma.

Além do clipe, o casal joga no YouTube também o making of de cada produção. Conheça o do vídeo de Alceu Valença.

Você pode gostar
Comentários