Laila Garin lança DVD com o grupo A Roda - Divulgação/Daryan Dornelles
Laila Garin lança DVD com o grupo A RodaDivulgação/Daryan Dornelles
Por RICARDO SCHOTT

Laila Garin já havia cantado em vários momentos, mas sempre em seu habitat natural, o teatro. "Sempre era dentro de uma peça, atrás de um personagem", conta a cantora baiana que se radicou em São Paulo. No DVD que acaba de lançar, gravado ao lado do grupo A Roda - para o qual contou com a direção artística de Ney Matogrosso - fez o inverso e levou o teatro para o universo da música.

Ela e Ricco Vianna (guitarra e violão), Marcelo Müller (baixo) e Rick de La Torre (bateria) fizeram a gravação em um palco, mas sem público. E com músicas intercaladas com cenas dirigidas de bastidores, com Laila se maquiando e arrumando-se para a apresentação. Um lado mais intimista, incentivado pelo diretor do show - que viu Laila e A Roda pela primeira vez num palco pequeno, o do Beco das Garrafas.

Laila Garin e a Roda - Divulgação/Joana Mendonça

"Pensamos até em gravar o DVD no Beco, mas por questões de luz e técnica não foi possível. Reproduzimos o clima do Beco na gravação", conta ela, que ganhou de Ney lições de liberdade no palco. "O Ney sugeriu que o DVD tivesse momentos de bastidores, mexeu no roteiro, na ordem das músicas. Ele sempre falava que tínhamos que manter nossa originalidade. Ele é um ser autêntico e genuíno. Ajudou a gente a mergulhar mais fundo e a ser livre como ele é. Eu queria misturar umas coisas no repertório e perguntava a ele se podia. A resposta era: 'Claro, você pode tudo!'".

Elis

O repertório do DVD inclui músicas de Caetano Veloso ('Não me Arrependo'), Alceu Valença ("Na Primeira Manhã'), Chico Buarque ('Deus Lhe Pague'), Pedro Luís ('Miséria no Japão'), e recordações da época em que Laila interpretou Elis Regina na peça 'Elis, A Musical'. Do repertório da cantora, aparecem 'As Curvas da Estrada de Santos' (Roberto e Erasmo Carlos) e 'Conversando no Bar' (Milton Nascimento e Fernando Brant). Laila diz ter aprendido muito com Elis, na época em que interpretou a artista na peça.

"Eu canto desde os 14 anos de idade. Mas acabei tomando emprestado um pouco da ousadia dela, da coragem dela, do temperamento dela. Foi um trabalho que me deu um reconhecimento muito grande, a nível nacional. Acabou me dando certa liberdade e certa autonomia para escolher meus projetos", conta a atriz e cantora.

Laila, por sinal, tem acumulado funções: permanece em turnê com 'Gota d'Água (A Seco)', musical adaptado de 'Gota d'Água', de Chico Buarque, e retorna em breve com mais uma temporada de '3%', série da Netflix. Sua personagem Tânia também volta para um arremate na reta final de 'Malhação - Vidas Brasileiras'. Fez também o filme sobre o médium Divaldo Franco, dirigido por Clóvis Mello, que estreia em breve nos cinemas.

Você pode gostar
Comentários