Ator comentou importância de combater o racismo - Damião Space / Divulgação
Ator comentou importância de combater o racismoDamião Space / Divulgação
Por O Dia

Rio - Ter a oportunidade de brilhar na televisão em uma novela que arrebatou o público e a crítica logo na sua estreia e ainda discutir na TV aberta um tema tão importante quanto o racismo é a glória para um artista. É exatamente isso que está vivendo o ator Orlando Caldeira, o Catraca da novela "Verão 90". Em sua primeira cena, seu personagem levanta a questão ao ser acusado de roubo injustamente após fazer um trabalho.

"É importante ressaltar que dos 30.000 jovens assassinados por ano no Brasil, 77% são negros, ou seja, a cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado. O racismo mata! E a falsa ideia da democracia racial brasileira deturpa esse entendimento que homens e mulheres negros são vítimas do racismo. Sem falar no racismo estrutural que é construído a partir de relações de opressão e poder e que contribui para a manutenção de uma sociedade racista no país. As novelas no Brasil têm uma importante função de informar, e proporcionar debates importantes na nossa sociedade. 'Verão 90' está cumprindo muito bem esse papel", avalia o ator.

Forte defensor da representatividade na arte, Orlando não só atua, mas também dirige e produz espetáculos.

"Um fator interessante é o teatro carioca, por exemplo. As peças de teatro branco estão com cada vez menos público, ao passo que os espetáculos negros estão abarrotando os teatros. Nunca tivemos em uma fase tão boa e que só tende a melhorar. Hoje, uma produção, seja ela qual for, cinema, teatro, novela publicidade, que não inserir o profissional negro estará literalmente perdendo dinheiro".

Cria dos palcos, esse é o terceiro trabalho de Orlando na TV - os outros foram duas participações em "Boogie Oogie" e "I Love Paraisópolis" - e ele está absorvendo cada minuto dessa experiência. "Tenho muito chão pela frente ainda, mas está sendo mágico fazer parte desta obra. No começo das gravações, eu estranhei um pouco, agora ja estou bem mais familiarizado. A direção da novela é muito cuidadosa e isso me ajudou muito".

Contracenando com veteranos como Sergio Malheiros, Val Perré e Claudia Ohana, Orlando é direto ao apontar quem tem lhe dado dicas preciosas. "A Dira Paes é uma atriz muito generosa. Ela tem consciencia de cada ação, gesto, olhar é impressionante! Quando ela está gravando, eu gosto muito de ficar escondido no set observando. Ela é o máximo!", finaliza o ator.

Você pode gostar
Comentários