Ocupação Decopulagem reúne dança, poesia e música no Teatro Cacilda Becker - Divulgação
Ocupação Decopulagem reúne dança, poesia e música no Teatro Cacilda BeckerDivulgação
Por O Dia

Rio - A Ocupação Decopulagem estará no Teatro Cacilda Becker, no Largo do Machado, entre os dias 20 de 24 de março. Organizada por Aline Bernardi, a ocupação é resultado de seis anos de pesquisa e tem como objetivo investigar a palavra num campo de afetação com o corpo que dança. Música e poesia serão o foco do evento, ambas conduzidas pela dança.

"Nosso desejo é abrir brechas e fissuras de conectividades entre o corpo e a palavra. Vivemos um padrão de produção do conhecimento que tende a pré-determinar a organização corporal. Queremos expandir a percepção dos modos do corpo enquanto pulsação poética. E isso implica investir tempo numa relação de proximidade com os ritmos do corpo, por isso nossa necessidade de diálogo com a música", diz Aline.

Ocupação Decopulagem reúne dança, poesia e música no Teatro Cacilda Becker - Divulgação

Essa investigação se desdobra em três apresentações cênicas na programação: sarau com músicos e bailarinos, show em trio e solo de dança. Outro destaque é o pré-lançamento do livro Decopulagem, coletânea de prosas poéticas escritas por Aline em “estado de dança”. A música tem um papel importante em toda a concepção da Ocupação. Renato Frazão, diretor musical e compositor da trilha sonora original do solo, e outros músicos parceiros que assinam depoimentos do livro, fazem parte do sarau poético. Para completar a agenda, haverá oficinas, laboratórios artísticos e rodas de conversas entre músicos, escritores, cineastas e bailarinos.

O livro Decopulagem

Composto por 33 prosas poéticas, o livro Decopulagem foi escrito por Bernardi enquanto dançava. Gestos, movimentos e palavras se afetam mutuamente, criando diferentes ritmos de escrita, construções textuais imprevisíveis e instigantes imagens poéticas. Será apresentada ao público a boneca da tiragem especial, o “livro-obra”, que tem capa de argila e toda a concepção gráfica pensada em torno do conceito de artesania. O lançamento está previsto para os dias 23 e 24 de março.

Você pode gostar
Comentários