Capa do livro da monja Coen - Divulgação
Capa do livro da monja CoenDivulgação
Por O Dia

Rio - No zen-budismo a máxima “A montanha é uma montanha. A montanha não é uma montanha. A montanha é uma montanha” significa que para alcançar a maturidade espiritual e humana é necessário reavaliar suas verdades para reconstruí-las sob uma nova ótica. Essa é a proposta de Monja Coen em "Verdade?", da Editora BestSeller, livro que inspira a reflexão sobre a repetição de padrões. Para tornar a tarefa didática e aproximá-la do público leigo, a autora questiona ditados típicos da cultura popular brasileira, como “A ocasião faz o ladrão”, “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando” e “Quem tem fama deita na cama”. Ela lançou também pela BestSeller "A monja e o professor", em parceria com o filósofo Clóvis de Barros Filho, que assina a orelha do novo livro.

“Santo de casa não faz milagre”, “O que os olhos não veem o coração não sente”, “Deus escreve certo por linhas tortas”. Estas e outras frases estão na ponta da língua de qualquer pessoa e é comum reproduzi-las sem se dar conta do que realmente significam. Mas, afinal, esses ditados populares refletem realmente a realidade dos fatos? Monja Coen refaz esta pergunta vinte quatro vezes no novo livro. À luz do budismo, ela questiona cada uma dessas expressões e mostra que há outras leituras possíveis. 

Diante dos juízos de valor que se impõem, a fundadora da Comunidade Zen Budista do Brasil surge com a proposta de ajudar a compreender a realidade e de observar mais profundamente temas como: maternidade, moral, destino, convivência, identidade, hábito, beleza, tempo, fama, medo, autoridade, etc. Com bom humor, a monja também usa exemplos reais para ilustrar cada um dos capítulos. 

Ao avaliar a frase “Quem espera sempre alcança”. A monja defende que esperar não é suficiente. É preciso agir para alcançar os objetivos. Em “água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”, monja Coen acredita que é possível transformar, não através da violência, mas com perseverança. Ela alerta que “o esforço correto e persistente, assim como uma gota macia de água, pode furar, penetrar um elemento aparentemente rígido”. 

Serviço: 

Lançamento do livro "Verdade?". Livraria Blooks, Condomínio do Edifício Coral, Praia de Botafogo, 316,  Lojas D e E. Data: 3 de abril (quarta). Horário: 18h e 19h30.

Você pode gostar
Comentários