Rio - Nazira (em 'O Clone', 2001), Indira ('Caminho da Índias', 2009) e Zana ('Dois Irmãos', 2017). Eliane Giardini, 66 anos, é um dos primeiros nomes lembrados pelos autores quando pensam em atrizes para interpretar mulheres do oriente. "Esse é o quarto trabalho que faço de (origem) oriental. Por uma razão que eu não sei qual é, sou sempre escalada para fazer esse tipo de personagem. Não tenho nenhuma ascendência árabe na família", conta a intérprete de Rania em 'Órfãos da Terra', da Globo.
"Não fiquei com receio de aceitar porque gosto do universo. Talvez porque eu tenha alguma semelhança, os olhos, que sempre remetem aos árabes. Eu gosto mesmo", acrescenta a atriz.
Na novela de Duca Rachid e Thelma Guedes, a personagem de Eliane tem a habilidade de ler o futuro através da borra de café. "Já aprendi a ler a borra de café, adorei. Não é difícil. Na verdade é uma coisa muito lúdica, é a mesma coisa uma brincadeira de criança que eu fazia, de ficar olhando pras nuvens e ver que forma aquilo tem. É um pouco isso. É impressionante como você vê que o pó de café forma 'imagens'. Na verdade, não são 'imagens', sugere coisas, e você começa a ver uma coisinha aqui, outra ali", diz ela, que ao ser questionada se já leu a própria sorte, não pensou duas vezes: "Não gosto disso", diz, aos risos.
MULHER FORTE
A partir de hoje, a Rania vai reencontrar o primo, Elias. Ela é quem resgatará a família do centro de refugiados. "Ela é uma mulher muito forte, dona de seu nariz, apesar de ter um casamento bem tradicional. Ela mete os peitos, vai em frente, ajuda a quebrar um pouquinho os preconceitos e trazer essa família síria pra uma realidade brasileira", conta a atriz, que tem como par romântico o ator Paulo Betti, seu ex-marido. "É ótimo (contracenar com Paulo). A gente já fez um filme há três anos, 'A Fera na Selva', que vai ser lançado este ano. É muito fácil de trabalhar porque você conhece a pessoa, tem muita intimidade, e a gente tem uma relação extraordinária, afetiva e amorosa. Então é bem tranquilo. É muito gostoso", atesta.
Ainda sobre a personagem, Eliane conta que Rania possui muitos mistérios e que alguns deles têm a ver com o vilão Aziz (Herson Capri) — eles já tiveram um relacionamento. "A gente vai ter algumas cenas bem fortes e bem determinantes da história", adianta.