Evento distribuirá livros gratuitamente na Praia de Ipanema neste domingo

Ação faz parte do projeto Libertação de Livros, que já doou cerca de cinco mil exemplares

Por O Dia

Rio - A Superintendência de Leitura e do Conhecimento (SLC) e a Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC) promovem mais uma edição do projeto Libertação de Livros. O evento será realizado no próximo domingo (14/04), na Praia de Ipanema, em frente à Casa de Cultura Laura Alvim.

Segundo dados da pesquisa do Instituto Pró-Livro (Retratos da Leitura no Brasil de 2015), a leitura ocupa apenas a décima posição entre as atividades escolhidas pelos brasileiros para realizar em seu tempo livre. O projeto tem o objetivo de estimular a democratização do acesso ao livro. 

Para o Superintendente de Leitura e Conhecimento, Pedro Gerolimich, “Levar e distribuir os livros em espaços públicos estimula o interesse pelo conhecimento, o que contribui para uma transformação social por meio da educação e da cultura”.

A Libertação de Livros teve como incubadora o projeto Livros de Rua, que, por sua vez, foi inspirado no Bookcrossing, movimento realizado em mais de 130 países, que consiste em espalhar obras de diversos gêneros pela cidade para que sejam encontradas, lidas e repassadas. Agora repaginado para a SECEC, segue no mesmo objetivo: ações voluntárias — todos os livros distribuídos são provenientes de doações — e atividades de incentivo à leitura, aliadas à circulação de exemplares. Outras quatro edições já foram realizadas este ano: na Praia de Copacabana, na Biblioteca Parque Estadual, na Biblioteca Parque da Rocinha e na Ilha do Governador.

Serviço:

Projeto: Libertação de Livros. Local: Avenida Vieira Souto 176, Ipanema. Data: 14/04/2019 Horário: 10h às 12h

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários