Alessandra Maestrini e Mirna Rubim no espetáculo 'O Som e a Sílaba' - Julia Lanari / Divulgação
Alessandra Maestrini e Mirna Rubim no espetáculo 'O Som e a Sílaba'Julia Lanari / Divulgação
Por TÁBATA UCHÔA

Rio - Em cartaz com o espetáculo "O Som e a Sílaba", escrito por Miguel Falabella especialmente para ela e Alessandra Maestrini, a atriz, cantora, preparadora vocal e, agora, escritora Mirna Rubim é uma mulher de inúmeros talentos. 

No livro "Voz, Corpo, Equilíbrio", da editora Revinter, Mirna explana seu conhecimento de 30 anos como performer e cantora. "É um guia de estudos. Há muita controvérsia nos termos usados no ensino-aprendizagem do canto e busco esclarecer a maioria deles. Também explico conceitos complexos sobre acústica vocal, que é um assunto sempre aterrorizante para os que estão iniciando suas pesquisas em voz", diz Mirna, que foi a responsável também pelas ilustrações do livro.

Preparadora vocal Mirna Rubim lança o livro 'Voz, Corpo, Equilíbrio' - Divulgação

"Fiz 90% das ilustrações com base na minha experiência e por necessitar expressar visualmente minhas ideias. É um livro único, brasileiro, completo e, ao mesmo tempo, lúdico como eu", garante.

Apesar de ser um livro técnico, Mirna afirma que a leitura é compreensível para iniciantes no assunto. "O livro traz os conteúdos técnicos numa linguagem absolutamente inteligível. Escrevi para que todos os interessados em canto possam compreender os 'dogmas' principais que regem a técnica vocal", explica. 

Com uma forte personalidade criativa, Mirna escreveu o livro "Voz, Corpo, Equilíbrio" durante sua preparação para o espetáculo "O Som e a Sílaba".

"Tenho uma compulsão criativa desde pequena e fui aprendendo a gerir meu tempo com sabedoria. Enquanto tive o contrato de 'O Som e a Sílaba', eu pude e tive que reduzir a carga de preparação vocal. Como tinha mais tempo disponível e não devia usar a voz pensei: 'Não posso falar mas posso ler e escrever'. Utilizei esse tempo precioso para escrever esse livro. A cantora já era uma atividade de 30 anos de experiência. A atriz era um desejo de infância, sempre sonhei em ser atriz. A cantora virou professora e esta abriu todas as portas para a atriz. E a escritora conta para os jovens cantores e pesquisadores da área a experiência de uma vida cantando, atuando e ensinando". 

O espetáculo "O Som e a Sílaba", que ficará em cartaz até o dia 21 de abril no Teatro XP Investimentos, no Leblon, retrata a relação entre Sarah Leighton (Alessandra Maestrini), uma jovem diagnosticada com Síndrome de Asperger, e Leonor Delise (Mirna Rubim), diva internacional da ópera que se torna sua professora de canto.

"Minha personagem tem sua carreira internacional devastada por um problema familiar grave. Esta mulher amarga, sofrida e esquecida, recebe Sarah Leighton em sua linda sala, que vem pedir sua ajuda para se tornar uma cantora profissional. Daí surge uma relação professora-aluna rica e comovente.  É uma estória de superação, amorosidade e crescimento pessoal. Isso tudo regado com lindas árias de ópera absolutamente bem integradas à dramaturgia genial escrita por Miguel Falabella".

Mirna Rubim - Priscila Prade / Divulgação

E como a arte imita a vida, Mirna também foi preparadora de Alessandra Maestrini e mantém uma relação de amizade com a atriz. "É uma parceria de uma vida. Há 20 anos, Alessandra já fazia aulas comigo. Essa peça aconteceu porque ela estava estudando canto lírico comigo em 2009 e o Miguel [Falabella], que também fazia aulas naquele período, chegou logo depois e a viu cantando óperas. Ele ficou impressionadíssimo. Naquele momento, ele decidiu que escreveria algo pra Alessandra e depois me incluiu no projeto. Temos uma relação professora-aluna, somos amigas e cúmplices. Estamos há dois anos em cartaz em perfeita harmonia profissional e pessoal. E Pretendo ficar em cartaz por mais de uma década com esse espetáculo", finaliza. 

SERVIÇO:

O Som e a Sílaba'. Teatro XP Investimentos. Jockey Club Brasileiro. Av. Bartolomeu Mitre, 1110B. Leblon. quintas, sextas e sábados, às 21h. domingos às 20h. Até 21 de abril. classificação 14 anos

 

 

Você pode gostar
Comentários