A dupla Lucas Reis & Thacio - Divulgação
A dupla Lucas Reis & ThacioDivulgação
Por RICARDO SCHOTT

Sabe aquele velho rótulo de "sertanejo universitário"? A dupla de Uberlândia (MG) Lucas Reis e Thacio leva isso bastante a sério. Tanto que estão em plena realização do projeto 'Republicana', no qual os dois fazem registros ao vivo em repúblicas universitárias ao redor do país. A Universal acaba de lançar a segunda etapa do projeto, o EP 'Ilha Solteira', gravado numa república da cidade do interior paulista.

"A gente vem de uma vertente mais da 'viola', e estamos vendo que a galera está levando a viola até para a faculdade. Especialmente o pessoal do curso de Agronomia. No nosso começo, a turma tinha certo

"Na escola em que a gente estudava, isso era tido como música de velho. Nessa época, não existia o rótulo 'sertanejo universitário' e o que fazia sucesso era o rock nacional. Então, foi uma coisa que enfrentamos. A gente levava viola para os barzinhos e diziam que o público não gostava disso", completa Lucas Reis.

No começo da carreira, por sinal, a dupla colocou no YouTube um vídeo em que apareciam tocando um pot-pourri de sertanejo usando uma viola só, tocada por ambos, o que acabou trazendo vários fãs novos. "Foi aí que o povo começou a escutar nossas músicas", recorda Lucas.

João Paulo e Daniel

No EP novo, além das músicas autorais, Lucas Reis e Thacio homenageiam duplas clássicas do sertanejo. Regravaram 'Na Hora H', sucesso de Zezé di Camargo e Luciano, e 'Não Precisa Perdão/Te Cuida Coração', medley de canções da carreira da dupla João Paulo e Daniel. Por esses últimos, têm carinho especial.

"É uma responsabilidade homenageá-los. Não tem como alguém pegar numa viola sem conhecer o som deles", diz Thacio. "João Paulo e Daniel eram uma dupla também formada por um cantor negro e outro branco. É uma referência para a gente também por isso".

Novo EP e talvez DVD

O EP novo tem faixas como 'Vivendo Recaída', 'Então Vem' e 'Tampa do Balaio'. Antes de Ilha Solteira, o projeto já havia passado por Uberaba (MG) e gerou o vídeo de 'Perdeu, Peão'. Vem DVD aí?

"Vamos ver primeiro como está a resposta de público", diz Lucas. "Ficamos felizes de ver que o público universitário abraçou as músicas. É uma homenagem a eles, né?", completa Thacio.

Você pode gostar
Comentários