
Bailey, que participou de um clipe de Beyoncé e que atua na série de comédia 'Grown-ish', escreveu numa rede social que interpretar este papel era um "sonho que se torna realidade". Junto com o texto, a atriz postou uma ilustração da personagem Ariel da animação da Disney, mas de pele escura, olhos castanhos e cabelo negro.
dream come true... pic.twitter.com/sndjYUS6wO
— chloe x halle (@chloexhalle) 3 de julho de 2019
O diretor do filme Rob Marshall disse que Bailey, de 19 anos, foi escolhida após uma busca extensiva e que optou por ela por sua combinação de espírito, coração, juventude, inocência e conteúdo, além de uma voz gloriosa".
A notícia da escolha de Bailey foi celebrada nas redes sociais. Como a maioria das princesas de Disney, Ariel foi representada como uma jovem de pele branca no clássico desenho animado. Bailey participa com a irmã da dupla Chloe x Halle, indicada ao Grammy de artista revelação do ano passado.
Depois das versões em live-action de "Mogli", Dumbo", "Aladdin" e o "Rei Leão", a Disney vai iniciar as filmagens de "A Pequena Sereia" no próximo ano. A data de estreia não foi divulgada.
A Pequena Sereia será interpretada por uma moça negra.
— Capirotinho (@o_capirotinho) 4 de julho de 2019
E tem uma galera muito brava, escondendo o racismo sob um discurso de apego ao filme original.
O que tiramos disso? Idiotas sempre encontram argumentos para justificar suas babaquices.
Tô aqui só vendo a galera criticando a escalação de Halle Bailey como protagonista do live-action de A Pequena Sereia, baseados no argumento de que não existe sereia negra. Olha, francamente....
— Pedro Duarte (@pheduarte) 4 de julho de 2019
em pleno 2019 e tem gnt dando escandalo pq a pequena sereia live action vai ser negra. Amigao, sereia nem existe, para de passar vergonha
— hipster hater de hipster (@khalypt) 4 de julho de 2019
- Confesso que a princípio também estranhei a @DisneyStudiosBR ter escolhido uma garota Negra para ser a “Pequena Sereia”.
— Julio Cesar Costa (@juliocesarscar) 4 de julho de 2019
Porém...
Porque não?!
Afinal, sereias podem ser de todas as cores pic.twitter.com/bjLUAgKk0M
Eu não faço a menor ideia de quem seja a moça que vai interpretar a Ariel, acho até legal que ela seja negra na verdade, minha sobrinha vai adorar.
— Zab, a farmacêutica (@heyisinha) 4 de julho de 2019
Mas não vem me dizer que a pequena sereia não tem etnia, porque ela é dinamarquesa.
A Disney levou 55 anos para apresentar a primeira princesa não branca, a Jasmine.
— Almanaque Disney (@almanaquedisney) 3 de julho de 2019
Décadas depois, gostamos de pensar que, se ‘A Pequena Sereia’ fosse lançado hoje, a Ariel poderia ser negra sem nenhum problema.
Que escolha importante a Disney fez hoje. Seja bem vinda, Halle pic.twitter.com/j25UyR2bmb
As brancas falando que a Halle deveria fazer a Pocahontas e não a pequena sereia, CARA UMA COISA É UMA MULHER NEGRA, OUTRA É UMA MULHER INDÍGENA. Cara é ofensivo, como elas se acham neutras como brancas, e que nós somos tudo a mesma coisa.
— Stephanie Ribeiro (@RibSte) 3 de julho de 2019