Estreia nesta quinta versão realista do desenho 'O Rei Leão'

Produção cinematográfica apostou em artistas negros para a dublagem do longa

Por Juliana Pimenta

Cena de 'O Rei Leão'
Cena de 'O Rei Leão' -

Rio - Estreia nesta quinta-feira, em todo o país, a live-action (versão realista) de 'O Rei Leão'. O longa, originalmente lançado em 1994, conta a história do leãozinho Simba que, após a morte de seu pai, é obrigado a viver longe da família. A nova versão, que sofreu algumas adaptações, ganhou uma dupla de dubladores negros no Brasil e nos EUA. Aqui, Ícaro Silva faz a voz do protagonista, Simba, e Iza é responsável pela voz de Nala, a melhor amiga do pequeno leão. A iniciativa de dar prioridade a artistas negros em releituras não é exclusividade de 'O Rei Leão'. Depois da Disney anunciar que Halle Bailey será a próxima 'Pequena Sereia', agora é a vez do clássico '007' ter uma mulher negra (Lashana Lynch) substituindo o agente mais famoso do cinema.

O ator e cantor Ícaro Silva reforça a importância desse trabalho. "Quando eu ouço uma coisa relacionada à África, sempre me vem um pouco de 'O Rei Leão' à cabeça, porque é uma das primeiras referências de cultura africana que a gente. E, quando eu recebi esse convite para participar do filme e eu soube que era para fazer o Simba - um dos personagens mais icônicos da minha vida e de tantos jovens do mundo inteiro -, eu senti um senso de responsabilidade e uma gratidão tão enormes que eu comecei a chorar imediatamente", destaca.

No EUA, quem dubla o leãozinho é Donald Glover, ator e cantor famoso pelo sucesso 'This is America'. Para Ícaro, esse foi mais um fator que contribuiu para o convite ser mais especial. "Quando a produtora me confirmou que era para fazer no Brasil a mesma coisa que o Donald Glover estava fazendo nos EUA, eu comecei a chorar no telefone. E depois que eu desliguei, eu contei para minha mãe e para minha empresária que eu tinha acabado de receber um dos convites mais belos, mais importantes, mais impactantes da minha vida", lembra.

Iza é Nala

A cantora Iza tinha três anos quando a animação foi lançada e também comemora a participação no clássico. "'O Rei Leão' foi o primeiro filme que eu vi no cinema e eu tinha a fita VHS. E agora eu sou a Nala? Socorro! Não tô acreditando nisso", diz.

Além disso, é a primeira vez que a cantora pop trabalha como dubladora e, logo em um projeto tão grande - e que já nasceu consagrado. "Essa é a trilha sonora da Disney que mais me emociona. Eu não consigo colocar em palavras o quanto me deixa realizada ter a oportunidade de dublar pela primeira vez e dar voz a uma personagem tão marcante pra mim: a Nala", conta.

Na versão original, quem dubla a leoa Nala é Beyoncé, de quem Iza é fã. Essa coincidência deixou a cantora ainda mais incrédula. "Além disso, ainda ser parte de um projeto que também envolve a Beyoncé! Não me aguento! É felicidade demais!", destaca Iza.

'007'

Uma mulher negra será a próxima agente 007 com licença para matar no 25º filme da franquia. A escolhida foi atriz britânica Lashana Lynch, de 31 anos, destaque em 'Capitã Marvel' (2019). As gravações acontecem na Itália e no Reino Unido. As informações são do site Mail Online. Lashana não será a nova 'James Bond', mas uma personagem que com o número do famoso espião, que segue interpretado por Daniel Craig. Por aqui, atores negros comemoraram o feito.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários