Rosemary e Gilberto Gil - Divulgação/Vantoen Pereira Jr. e Carlos M. Horcades
Rosemary e Gilberto GilDivulgação/Vantoen Pereira Jr. e Carlos M. Horcades
Por Lucas França

Maria Bethânia, Gilberto Gil, Tim Maia e Elba Ramalho são alguns dos 155 músicos e artistas que aparecem nas mais de 200 fotos da exposição 'Chega de Mágoa'. A abertura da mostra acontece nesta quinta-feira, na Casa de Cultura Laura Alvim, com memórias do projeto humanitário 'Nordeste Já', de 1985, quando diversas figuras da MPB se reuniram para gravar um disco compacto em prol de enchentes no Nordeste.

As imagens são dos fotógrafos Vantoen Pereira Jr. e Carlos M. Horcades, responsável pela curadoria. Ele conta que a ideia de exibir as fotos surgiu depois de interações positivas que elas tiveram em uma rede social. Desta publicação também surgiu a parceria com Pereira Jr., já que Horcades o reconheceu em uma das imagens. Ambos trabalharam no registro do projeto musical.

Para Pereira Jr., a reunião de estrelas da música foi marcante, já que havia "músicos brasileiros de todos os estilos da MPB". Eles gravaram as canções 'Chega de Mágoa' e 'Seca D'água', lançadas no mesmo ano da gravação pela Continental.

Os fotógrafos contam que as imagens, algumas delas inéditas, foram selecionadas a partir de arquivos pessoais, com um processo de seleção em que "um complementou o outro", de acordo com Vantoen Pereira. Como não existia internet em 1985, Horcades defende que a "exposição é dedicada ao público jovem", que poderá ver a importância de um momento da música nacional com "todo mundo feliz e cantando por uma causa nobre".

Rosemary e Gilberto Gil - Divulgação/Vantoen Pereira Jr. e Carlos M. Horcades

De acordo com Harcodes, a música norte-americana 'We Are The World', também de 1985, foi a fonte inspiradora para a iniciativa brasileira. O projeto dos EUA contou com 45 músicos, entre eles Michael Jackson e Stevie Wonder. Os recursos arrecadados foram destinados ao combate da fome na Etiópia e outras regiões do continente africano.

Mesmo que a exposição aborde algo de 34 anos atrás, Pereira Jr. defende que ela é "um marco neste momento tão efervescente de nosso país". O desejo do fotógrafo é que a exibição circule em outros espaços e eventos, com um debate que dê "força à nossa cultura, em especial a música".

Cantoras - Divulgação/Vantoen Pereira Jr. e Carlos M. Horcades

As imagens de bastidor do 'Nordeste Já' podem ser vistas do dia 2 a 15 de agosto, das 18h às 22h, na Casa de Cultura Laura Alvim, que fica na Av. Vieira Souto 176, em Ipanema, Zona Sul do Rio. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. 

 

Você pode gostar
Comentários