Planta & Raiz comemora 21 anos de carreira unindo reggae, trap e sons latinos

Grupo lançou o single 'Desejo', com Cynthia Luz, e anuncia EP e DVD. "Sempre tivemos coração aberto para coisas novas", diz Zeider, vocalista

Por RICARDO SCHOTT

Planta & Raiz:
Planta & Raiz: "Prometemos lindas canções e muita energia" -

Rio - Em 21 anos de carreira, a banda Planta & Raiz pegou um momento em que o reggae já tinha público certo no Brasil, graças aos hits de bandas como Skank e Cidade Negra. Mesmo assim, o grupo — que acaba de lançar o single 'Desejo', com participação da cantora Cynthia Luz — recorda não ter deixado de encarar dificuldades no mercado, como a pirataria de CDs, na década passada.

"Fizemos nosso primeiro show em 1998, gravamos nosso primeiro disco em 2000, passamos por grandes gravadoras, grandes produtores e acompanhamos vários momentos de crise na música. Sobrevivemos a tudo isso só por causa do poder da canção", conta o vocalista do grupo, Zeider Pires, que divide o Planta com Franja, Fernandinho (ambos guitarra), Samambaia (baixo) e Juliano (bateria). "Minha geração ouviu bastante reggae e ainda pegamos gente da antiga que nunca tinha nem ouvido falar do estilo", conta.

Mais pop

'Desejo' também já ganhou um clipe, dirigido por Rodrigo Rossi. O single, produzido por Barromeo (Ana Cañas, Gustavo da Lua) traz como diferencial a mistura de reggae, trap e música latina, chegando a um resultado bem mais pop do que o habitual. Será que os fãs não vão estranhar? Zeider diz que a ideia foi abrir a sonoridade da banda para novas gerações.

"Depois de 21 anos fazendo reggae, com aquela guitarra bem característica, abrimos o coração e colocamos um baixo de synth, uma bateria eletrônica. Achamos que era o momento de fazer a junção com essa nova música do planeta. De juntar o que já se tornou clássico com o som que daqui a 20 anos vai ser clássico", diz. "Sempre tivemos coração aberto para coisas novas e isso ajudou na nossa inserção".

"Mas nossa parada sempre vai ser o reggae, sem que a gente deixe de ir atrás de novos timbres. No nosso disco passado ('Exército Delirante', de 2017), a gente já mergulhou nos timbres originais do Bob Marley. Não fizemos nada sintetizado. E chamamos a Cynthia para o single novo porque ela é do reggae que nem nós, e tem uma pegada na escrita, na forma de passar a ideia".

Cynthia Luz no clipe novo do Planta &Raiz, 'Desejo' - Divulgação/Jean Cabral

EP e DVD

Daqui até o fim do ano, o Planta vai lançar mais cinco canções novas, cada uma delas com uma participação. O próximo single, previsto para sair em um mês, é 'O Poder de uma Lágrima', ao lado do rapper Fábio Brasa.

"E vai ter um EP, que sai no segundo semestre e vai ser a junção de todos os singles que a gente vai lançar este ano", conta Zeider. Em 2020, sai um DVD acústico. "Prometemos lindas canções e muita energia nesse formato", completa.

Galeria de Fotos

Planta & Raiz: "Prometemos lindas canções e muita energia" Divulgação
Cynthia Luz no clipe novo do Planta & Raiz, 'Desejo' Divulgação/Jean Cabral

Comentários