Patricia Poeta e Chef Ravioli - Globo/Victor Pollak
Patricia Poeta e Chef RavioliGlobo/Victor Pollak
Por Gabriel Sobreira

Rio - Todo mundo tem um prato favorito feito pela mãe, que só de lembrar já dá água na boca. Já imaginou reproduzir essa mesma receita diante de câmeras, com um cronômetro rolando, sob o olhar da matriarca e ainda sendo avaliado(a) por um chef? Esse é o mote do 'Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua', quadro que estreia hoje, no 'É De Casa', em pleno quarto aniversário da atração da Globo. O primeiro episódio tem Latino e Paula Fernandes com suas respectivas mães.

"Muitas vezes conhecemos a cantora, o humorista, mas não conhecemos muito a mãe, a pessoa por trás, que sempre dá aquele carinho, suporte para o filho e a filha. Esse quadro também mostra a relação da mãe com os filhos, que acho que é muito bacana também", explica Patricia Poeta, de 42 anos, avisando que na cozinha o ponto forte dela é o universo de doces.

DINÂMICA

A produção do programa recebe três receitas diferentes das mamães dos famosos e escolhe uma apenas. O artista só vai descobrir o que irá preparar segundos antes de colocar a mão na massa. Em cada episódio — são seis no total —, uma dupla do mesmo campo de atuação se enfrenta: por exemplo, cantores, humoristas, jogadoras de futebol. Ao final de cada programa, uma mãe sai vencedora e leva para casa o troféu do quadro. "As grandes surpresas são as mães. A do Latino, a gente se divertiu muito com ela aqui", conta Patricia.

BOTÃO DO PÂNICO

Até segunda ordem, basicamente, a mãe tem o papel "apenas" de dar apoio moral ao filho. Entre os pitacos, momentos de impaciência e incentivo da matriarca, o participante tem um determinado tempo para executar a receita familiar. Mas se a mãe apertar um botão localizado no balcão, ela imediatamente entra na competição para para 'salvar' o(a) filho(a) no preparo da comida.

"Mas isso ('salvamento') custa mais caro, porque (o tempo da prova) corre mais rápido", explica a apresentadora. Tem também um caso só, entre os participantes, de que a famosa é a mãe. Para dizer quem leva a melhor na prova, o chef Ravioli é quem tem a missão de provar as delícias. "Teve um participante que falou: 'Vou inventar, minha mãe cozinha pior que a sua'", lembra, aos risos.

BOA DE GARFO

Mas não é só o chef Ravioli quem prova os quitutes produzidos. "Eu não provo, como a comida inteira. O chef prova para dar nota e anota ali. Assim que ele prova, como o prato inteiro. E ele fala: 'gosto de ver que a Patricia realmente come'", entrega a apresentadora, rindo. "Tenho uma curiosidade de jornalista. Tenho que provar para ver se ficou bom ou não, né?", justifica ela, bem-humorada.

Além do sabor, Ravioli avalia a aparência, a criatividade, o empratamento, a quantidade, a textura dos ingredientes utilizados, bem como seu processo e tempo de preparo. "Já aconteceu aqui de o prato não estar muito bonito, mas estar gostoso. E o oposto também. A gente conversa, comenta sobre o prato, mas quem decide é o chef", esclarece a jornalista.

MEMÓRIA

Quando questionada sobre uma receita familiar, Patricia, que é natural de São Leopoldo (RS), tem a resposta na ponta da língua: um arroz carreteiro preparado pela mãe. Mas, segundo a apresentadora, não é um carreteiro tradicional.

"Minha mãe criou um dia e ficou. É o carreteiro que eu sei fazer, não é com charque, é com carne normal. Enfim, é um carreteiro que ela criou lá e que a gente chama de carreteiro, e eu mato a saudade. Ontem (terça-feira), estava exausta, cheguei em casa e falei: 'vou comer carreteiro da minha mãe hoje'", conta.

 

Você pode gostar
Comentários