Jorge Vercillo - Divulgação
Jorge VercilloDivulgação
Por O Dia
Rio  - Já dizia o velho ditado que “filho de peixe, peixinho é”. Isso porque, mesmo em tempos modernos, continua sendo muito comum os herdeiros escolherem a mesma profissão dos seus pais. Há quem diga, até, que o talento já vem no sangue, como no caso de Vinicius (17 anos) e Victor (12 anos), que desde muito cedo já vem seguindo os passos do pai Jorge Vercillo.

O cantor e compositor divide a guarda dos filhos com a ex-mulher, Gabriela. E conta que compartilha com eles a sua realidade, crenças, questionamentos e, claro, sua arte. “Eu quero para os meus filhos, que eles dois questionem tudo e eu espero deles uma desobediência civil. Eu cobro muita coisa e muitas vezes a gente discorda, a gente debate e temos conversas muito legais, inteligentes até, debatendo mesmo. Conversamos sobre drogas, sexualidade, música, sobre o relacionamento do artista com o público nas redes sociais, entre outras coisas.”, conta o cantor.

Segundo ele, o maior desafio é dar educação para os seus filhos, sem que essa seja algo servil, já que ainda de acordo com o cantor, há certa apatia, uma passividade nas gerações atuais, que não serve para o Brasil neste momento.

“Pelo que o Brasil aceita e se deixa enganar pelas ideologias polarizadas de direita ou de esquerda, isso pra mim não é exemplo. Eu posso estar enganado e errando muito. Mas pretendo criar filhos de forma que haja pelo menos a liberdade de contestação. Para que eles tenham raciocínio critico, para que eles pensem por si só, para que eles tenham uma personalidade forte, mas ao mesmo tempo não engessada. Aquela coisa tolida de que tem que ser assim, porque é assim e acabou.”, desabafa.

Certo ou errado, o método tem dado certo e agradado muito seu primogênito Vini Vercillo, como gosta de ser chamado. O adolescente, que já tocava guitarra na banda do pai há pelo menos dois anos, estreou recentemente como também como cantor com o single “Song 4 U”, um feat com Jorge Vercillo. A música, que tem composição assinada pelo próprio Vini, traz parte da letra em português e outra em inglês, e será lançada no novo álbum do seu pai, “Nas Minhas Mãos”, que também dá nome a sua turnê.

“Ele é um pai exótico num sentido de proximidade. Sempre discutimos , debatemos, conversamos e temos uma relação muito próxima como amigos, o que não quer dizer que na hora de ficar bravo ele não fica, porque pode apostar que sim (risos). Fora a admiração que eu tenho de estar do lado de um artista como meu pai , que independente de ser meu pai , é um artista ímpar e único e um dos compositores mais brilhantes do mundo , na minha opinião.”, confessou Vini, contando que diferente do seu pai, o seu foco musical é bem maior no exterior.

O caçula Victor também é grande admirador do trabalho de Vercillo e está sempre o acompanhando em seus shows. E sempre que tem oportunidade também mostra o seu talento musical que tem um interesse maior nos instrumentos de percussão. Enchendo ainda mais o pai de orgulho.

“Está sendo muito prazeroso viver esse momento de despertar da música com eles, e ver as pessoas admirando o talento deles. No caso do Vini, também, descobrindo o compositor e músico talentoso que ele é. Não por ser meu filho, mas as melodias e as letras dele são muito boas e ele é muito afinado. Tem uma musicalidade interessante e até surpreendente. Ele está tocando guitarra na minha banda, então sempre traz muitas idéias de arranjos novos, tendências... isso PE muito bacana! E o Victor seguirá pelo mesmo caminho, já dá para ver”, conta Vercillo cheio de orgulho.