João Carlos Barroso - Globo / Estevam Avellar
João Carlos BarrosoGlobo / Estevam Avellar
Por Juliana Pimenta

Rio - Morreu nesta segunda-feira o ator João Carlos Barroso, aos 69 anos. A informação foi confirmada pelas redes sociais de amigos do ator carioca, que lutava contra um câncer no pâncreas. O enterro acontece hoje, às 13h30, no Cemitério de São João Batista, em Botafogo.

João Carlos, chamado carinhosamente pelos amigos de Barrosinho, começou a carreira, em 1961, no cinema, com o longa 'Pedro e Paulo', em que contracenou com Jardel Filho, Francisco Cuoco e Jece Valadão. No ano seguinte, João Carlos fez parte do 'Grande Teatro Tupi' e deu voz à famosa dublagem do desenho 'A Espada Era a Lei'.

Na TV, o primeiro trabalho foi em 1965, na série 'Rua da Matriz', a primeira produção dramatúrgica da Globo. De lá para cá, foram diversos sucessos como o Paulo, de 'Locomotivas', o Tavico, de 'Estúpido Cupido', e Toninho Jiló, de 'Roque Santeiro'. 

Além do sucesso nas mais de 20 novelas, João Carlos atuou em outras produções da Globo. Em 1993, integrou, pela primeira vez, o elenco de 'Os Trapalhões'. Ainda no humor, fez parte por mais de 10 anos do 'Zorra Total', além das participações em 'Turma do Didi', 'A Grande Família' e 'Sítio do Picapau Amarelo'. 

Seu trabalho mais recente foi em 2016 na novela 'Sol Nascente', na qual viveu o delegado Mesquita.

Homenagens

Tássia Camargo, que trabalhou com o ator em 'Pão Pão, Beijo Beijo' e 'Salvador da Pátria', prestou homenagem em sua rede social: "Um homem do bem e com grande humor. Que a família sinta-se abraçada. Barrosinho aí está melhor que aqui. Quando eu chegar vamos rir muito. Saudade e até já".

Lúcio Mauro Filho lamentou a morte do colega. "Ele foi meu parceiro no 'Zorra' durante três anos. Sempre fazia o meu quadro, junto com Jorge Dória. E acho que agora o Dória está lá recebendo ele com todo o carinho que ele merece". 

Zeca Camargo também homenageou o ator. "Quem tem seus 50 e tantos anos (como eu!) jamais esquecerá o seu Tavico, da novela 'Estúpido Cupido'! Pura admiração por ele".

 

Você pode gostar
Comentários