Saci (Romeu Evaristo) no 'Sítio do Picapau Amarelo' - Reprodução
Saci (Romeu Evaristo) no 'Sítio do Picapau Amarelo'Reprodução
Por Gabriel Sobreira

Rio - Puxar uma cadeira no portão de casa, 'prosear' e ver a moda. Hábito muito comum no subúrbio carioca e em cidades do interior, este é o passatempo favorito do casal Terezinha (Stella Freitas) e Fabrício (Romeu Evaristo) em 'Bom Sucesso', da Globo. A dupla reedita uma parceria iniciada há mais de 40 anos, quando interpretaram, respectivamente, a Cuca e o Saci no 'Sítio do Picapau Amarelo'.

"A violência fez o carioca perder um pouco desse hábito tão característico do subúrbio. Hoje, sentar na calçada só em algumas cidades do interior, o que é uma pena", lamenta Evaristo. "Sou de um bairro em Caxias, chamado Centenário, em que as famílias se sentavam na calçada, batiam papo, as crianças brincavam de amarelinha, pique, pular corda, jogar peão... Sou dessa época", completa o ator, cheio de saudosismo, aos 63 anos.

NO PORTÃO

Stella é nascida e criada em São Paulo. Mas lembra dos avós falarem de "tomar fresca no portão". "Morei em Pinheiros. Lá era muito agitado, muito perto de todo movimento. Mas lembro que, no bairro Bixiga, as pessoas ficavam mais na porta. Lembro do Adoniran Barbosa sentado na porta da padaria batendo na caixa de fósforo. Imagina isso! Foi na época em que eu comecei a fazer teatro, devia ter uns 14 anos", lembra a atriz, de 65 anos.

Na novela das 19h da Globo, Terezinha e Fabrício unem o prazer de ficar no portão com o ganha-pão deles. "Acho que a primeira intenção da venda de bala, doce e bolinho é para ajudar nas despesas de casa. E isso vem seguido da fofoca", explica Stella, acrescentando que os dois são aposentados que adoram olhar o bairro, que sabem as histórias daquela região onde moram e que conhecem todas as pessoas.

"Para eles, é unir o útil ao agradável. É uma televisão, em que ficam assistindo ao bairro passar na porta deles e fofocam sobre as pessoas", diverte-se ela. Romeu faz coro e diz que, por atuar em uma obra aberta, tem expectativa de crescimento natural do personagem. "Já sou abordado na rua por conta do Fabrício. Acham divertido", comemora ele.

CUCA E SACI

Quando tinha aproximadamente 21 anos, Romeu interpretou o personagem Saci no 'Sítio do Picapau Amarelo' (1977-1986), da Globo. Já Stella tinha cerca de 25 anos quando viveu a Cuca (1978-1981). Eles trabalharam juntos por aproximadamente quatro anos. "Depois disso, nunca mais trabalhamos juntos. Agora está sendo realmente um reencontro e a gente está se divertindo muito", vibra a veterana, que está em cartaz com o espetáculo 'As Crianças', em São Paulo.

A reedição da parceria trouxe à tona muitas histórias curiosas dos bastidores vividas pelos atores. Como uma vez em que Stella teve que entrar no mar vestida com aquela fantasia de Cuca. "Na hora que entrei, entalou na areia, e eu fiquei grudada. Eles não sabiam por que eu não estava saindo do lugar. Tive um ataque de risos, então perceberam a situação e me ajudaram a sair. Imagina o peso da roupa com a água entrando. Isso foi em Barra de Guaratiba, e rio até hoje", diverte-se.

Romeu lembra outra situação no episódio 'Cupido Maluco'. Nele, Emília foi até o Olimpo trazer o Cupido, Deus do Amor, para o sítio. Uma confusão só: todos do local, exceto Emília e Saci, foram flechados e mudaram suas personalidades. Até a Cuca se apaixonou pelo Saci, que ainda ganhou uma segunda perna.

"Foi o maior roteiro que gravei na minha carreira. Foram 68 cenas em um sábado e 76 cenas dentro do estúdio da antiga TV Educativa. Chovia muito há vários dias no Rio de Janeiro, e as externas foram transferidas para o estúdio. Eu e Stella gravamos esse roteiro histórico para nossas carreiras", recorda Romeu, cheio de orgulho.

Stella conta que, por conta da fantasia, não é muito reconhecida como Cuca, salvo quando sai alguma matéria ou nota. "As pessoas falam coisas como: 'Esse era o 'Sítio' da minha infância', 'eu tinha medo de você', 'minha mãe me dizia que se eu não fizesse a lição ou não comesse direitinho, ia chamar a Cuca'", diverte-se ela.

 

Você pode gostar
Comentários