Ice Blue: na estrada há três décadas com Racionais - Divulgação/Jeferson Delgado
Ice Blue: na estrada há três décadas com RacionaisDivulgação/Jeferson Delgado
Por *Lucas França

Rio - Os 30 anos de carreira do Racionais MC's têm uma comemoração à altura do grupo. A turnê 'Racionais 3 Décadas', que adota o formato de show premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 2018, passou pelo Rio de Janeiro em agosto. Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay têm comandado pelo Brasil, acompanhados de banda completa, uma verdadeira festa do hip hop. É como afirma Ice Blue: "a história de uma conquista".

A turnê começou em Florianópolis e já passou por Brasília, Curitiba, Rio e Minas Gerais. Até outubro, quando os shows completam três meses pelo Brasil, serão oito capitais visitadas pela banda. Mais conhecido como Ice Blue, o rapper Paulo Eduardo Salvador, de 50 anos, conta que a escolha das cidades foi feita a partir da relação delas com o grupo. Histórias em terras cariocas são o que não faltam para o Racionais.

"Nós visitamos diversas comunidades. Temos intimidade com o Rio, é muito bom tocar aí, uma cidade referência musical", diz.

A conquista dos 30 anos de estrada traz mudanças, mas também continua com características fundadoras de 1989. Hoje, eles "vivem melhor", estão "mais evoluídos", "ponderados" e cuidam do que comem e da saúde, conta Blue. O MC lembra que "antes era muito sofrimento, não tinha como ficar congelado nos anos 1990".

Para mostrar o que segue intocável, o rapper faz uma comparação entre 'Holocausto Urbano' e 'Cores e Valores', primeiro e último CDs do Racionais, respectivamente. "A essência da rua, do protesto e irmandade está nos dois discos. É uma ideia de evolução. O Racionais sempre teve uma linguagem jovem, dialeto diário de rua. Assim permanecemos atuais", enfatiza.

Potentes com a música, não é raro ver o Racionais próximo a movimentações políticas, luta contra o racismo e defesa da igualdade social. Sobre estas questões, Blue retorna a um verso de 'A Vida é Desafio', som do álbum 'Nada Como um Dia Após o Outro Dia', lançado em 2007. "'É preciso acreditar que o sonho é possível'. Apesar do racismo, dificuldade e falta de dinheiro, é possível chegar", diz.

Blue comenta que uma das ações importantes do grupo foi desenvolver um registro histórico do negro brasileiro e paulistano dos anos 1990. Consciente da força que o Racionais ganhou com o tempo, ele não se deixa levar pela vaidade. "Não tem como falar de conquista sem conquistar. Não deixamos de ser o povo, apenas transmitimos o recado. Nós somos o povo que consegue falar", explica.

Segundo Blue, o momento do Racionais é de "deixar as coisas acontecerem", uma estabilidade que os 30 anos de música dão. Apesar de um minidocumentário lançado no YouTube, filme em pré-produção e desejo de gravar novas músicas, ele diz que o futuro da banda será "natural".

*Estagiário sob supervisão de Paulo Ricardo Moreira

Você pode gostar
Comentários