Circo Turma da Mônica estreia neste sábado, dia 12 de agosto, na Cidade das Artes Andy Santana / Divulgação
Circo Turma da Mônica estreia no Rio e celebra os 60 anos da personagem
Mauricio de Sousa e seu filho, Mauro, comentam as novidades do espetáculo
Rio - Uma das personagens mais famosas do cartunista Mauricio de Sousa, a Mônica, completa 60 anos em 2023. Como forma de celebrar a data, o espetáculo "Circo Turma da Mônica", que estreou no último sábado (12), na Cidade das Artes, na Zona Oeste do Rio, promove uma viagem pela história da menina do bairro de Limoeiro e mostra as diferentes fases de sua vida.
"Sessenta anos é uma data cheia de sentimentos, um sonho realizado, e claro que tinha que haver um show à altura da Mônica para celebrarmos essa data. Ver o ponto de partida da Mônica e onde chegou com a magia do circo é uma festa que traz a família toda, fãs da Turma da Mônica, para uma comemoração completa", comenta Mauricio de Sousa.
Dirigido pelo filho de Mauricio, Mauro Sousa, o espetáculo tem uma produção grandiosa e com muita interatividade. A plateia, inclusive, é levada para o "Mônicaverso", uma alusão ao multiverso da Mônica, com suas diversas fases, momentos e traços. "O público pode esperar uma viagem completa ao universo da personagem com efeitos especiais, experiências sensoriais, jogos de luzes, grandes cenografias, números circenses extraordinários e, pela primeira vez, números de mágica e ilusionismo", afirma Mauro.
Ele também revela algumas novidades da apresentação circense. "Pela primeira vez, por exemplo, Mônica Toy e Turma da Mônica Jovem estarão presentes em um espetáculo. Os personagens aparecem de forma a desenharem a linha narrativa das diferentes fases dessas seis décadas da personagem central e trazem ao palco números circenses e esportivos. Não quero dar mais spoiler. O que posso garantir é que cada detalhe foi pensado para que o espectador se surpreenda, se divirta e se emocione ao longo das cenas".
Um desses momentos emocionantes é a participação digital de Mauricio de Sousa e sua filha, Mônica Sousa, fonte de inspiração para a criação da personagem. "O que posso dizer é para preparar os lenços, pois é um momento muito emocionante. O Mauricio tem essa força de cativar e emocionar as pessoas, mesmo quando aparece de forma digital, no caso via projeção mapeada. O carinho que as pessoas de todas as idades têm por Mauricio é incrível e é uma das maiores alegrias dele. E a Mônica é a homenageada da vez, então ela é a estrela. Quando ela aparece, também virtualmente, percebe-se muitos sussurros na plateia. E esse é o objetivo do espetáculo, fazer com que o púbico sinta-se parte", frisa Mauro.
A atriz Taís Araujo ganhou versão animada de Mauricio de Sousa e é a responsável por narrar, de forma virtual, a história de Mônica. "Ela foi a primeira pessoa que pensamos para esse projeto. Afinal, Taís é uma mulher que reflete a personalidade de uma mulher empoderada e forte, ao mesmo tempo amiga e sensível, assim como a personagem Mônica. Ter a Taís como a narradora dessa história é um privilégio. Ao emprestar a sua voz, percebemos o quanto ela traduz a essência deste musical. Estamos felizes e emocionados em ter a Taís conosco nessa temporada do circo, mesmo que de forma virtual", vibra o diretor.
Maurício de Sousa afirma que não quis dar muitos pitacos nas apresentações e que seu filho, Mauro, é o responsável pelo espetáculo. "O Mauro já nasceu para o espetáculo. Depois de estudar e trabalhar em grandes musicais ele se sentiu forte para levar esta área de shows e parques do estúdio Mauricio de Sousa para o patamar em que está hoje. Não dou pitacos, mas sim agradecimento por esta dedicação", diz.
Por fim, o cartunista conta outra grande novidade sobre a celebração de mais um ano de vida da personagem. "Será possível ver a Mônica e sua turma com 60 anos em uma historinha especial que pretendemos publicar neste ano de aniversário. Já estamos pensando em mais ações para este público que leu a Mônica em sua infância e atualmente são avós. Aguardem".
Serviço:
Circo Turma da Mônica - Mônica 60
Local: Cidade das Artes - Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca
Horários: Sábados e domingos, às 11h, 15h e 19h
Datas: até 27 de Agosto
Preços: a partir de R$ 37,50







