Wanessa Camargo se apresenta no Vivo Rio com a turnê 'Livre'Divulgação/Alexandre Pio

Rio - Wanessa Camargo tem encontro marcado com os fãs cariocas, neste sábado, quando desembarca com a turnê "Livre" no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, Zona Sul da cidade. Em um show de quase duas horas, a cantora reúne diversos sucessos da carreira e apresenta as faixas do álbum que dá nome ao espetáculo. Sem esconder a expectativa, a artista promete uma noite de "muita nostalgia, amor e entrega" ao retornar à cidade onde gravou seu primeiro DVD há 20 anos.
"(Essa turnê) representa a minha volta como artista de palco, que adora fazer show. É uma coisa que eu amo, pensando não só na música, mas em toda a mensagem que eu estou passando. É uma turnê onde eu trago não só as músicas novas, mas podendo, também, revisitar minha carreira toda, comemorar junto com as pessoas", adianta a artista, que também confessa ficar tensa antes das apresentações. "Quando o nervosismo deixa de existir é porque não está valendo mais a pena. Eu sempre fico nervosa como se fosse a primeira vez. E o Rio de Janeiro tem uma responsa gigante pra mim, eu sei que o público está acostumado a ver grandes shows", destaca.
Mesmo assim, Wanessa expõe a emoção de subir ao palco e "entrar no show de corpo e alma" no show. "Eu tive um um caminho de aprendizado no palco, de aprender a me libertar de todas as expectativas que eu tinha, desde a afinação à coreografia, a luz... Então, a gente ensaia muito pra que seja tudo da melhor forma, mas cada show fica diferente. Porque eu me coloco no 'agora' e me entrego para aquela emoção, como o público está reagindo, como eu faço o público engajar mais com o show, porque essa é a maior troca. Não é as pessoas aplaudirem, é sentir que a plateia está junto comigo. Pra mim, um dos momentos mais lindos da minha vida, o que eu mais amo fazer profissionalmente é, com certeza, o show".
Com um repertório escolhido a dedo, a cantora faz questão de cantar todas as músicas dos dois primeiros atos do álbum "Livre", elevando a ansiedade dos fãs para a terceira parte, prevista para ser lançada em 30 de agosto. Prestes a finalizar o projeto, ela conta o que as três últimas faixas significam. "É um ato de ação, de liberdade mesmo, do resultado de tudo que aconteceu no primeiro e no segundo (atos). É mais pra cima mesmo, mais sexy, mais envolvente, (com) mais velocidade e mais força", diz.
O disco é o primeiro que a filha de Zezé Di Camargo lança após a chegada dos 40 anos, marcada pelo fim do casamento com o empresário Marcos Buaiz e a retomada do namoro com o ator Dado Dolabella, com quem teve um relacionamento de idas e vindas no início dos anos 2000. Entre composição e gravação, Wanessa levou cerca de seis meses no processo de criação do álbum até chegar no resultado que reflete a fase "mais plena" que a artista vive. "Foi um processo muito íntimo. Eu chamei pouquíssimas pessoas (para colaborar), eu fechei uma turma que está na minha vida, que conhece toda a minha história, tudo o que eu vinha vivendo", relata.
"Esse álbum é autobiográfico, vem de uma experiência pessoal e sentimentos muito íntimos. Pra mim, 'Livre' faz esse papel de conexão com as pessoas. Essa é a coisa que mais me alegra em ser cantora, ver que o meu trabalho tem um lugar especial na vida das pessoas, aquilo vira uma trilha sonora da vida delas. Como artista, tem sido um prazer enorme fazer esse álbum com tanta liberdade artística, sinceridade, verdade dentro do meu coração, e sem me preocupar com números. Eu só entreguei do coração e estou vendo esse resultado lindo. Tem sido um presente!", declara.
SERVIÇO - Wanessa Camargo com a turnê 'Livre' no Vivo Rio
Data: Sábado, 5 de agosto, às 21h.
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo.
Ingressos a partir de R$ 45, disponíveis no site Sympla.
Classificação: 18 anos.