Dennis DJ se apresenta nesta quarta-feira na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do RioEduardo Carvalho / @eimagec

Rio - Cria de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Dennis DJ, de 42 anos, é um dos grandes nomes do funk e isso pode ser provado em números. O artista reúne mais de 4,2 milhões de inscritos e um bilhão de visualizações no YouTube. Além disso, são mais de 4,3 milhões de seguidores no Instagram; 2,5 milhões no Facebook; 1,4 milhão de admiradores no TikTok e mais de três milhões de ouvintes mensais no Spotify.
"É muito gratificante poder ter muitas pessoas que me apoiam e que gostam do meu trabalho. Faço tudo com muito carinho e dedicação para o meu público, e ainda me surpreende a quantidade de pessoas que vem levando o funk no seu dia a dia. O funk é cultura", frisa o compositor.  
O "Brabo", como é conhecido pelos fãs, iniciou a carreira aos 13 anos, mas ficou em evidência ao produzir hits como "Cerol na Mão", "Um tapinha não dói", "Tire a Camisa", "Tô Tranquilão", "Dança da Motinha", "Jonathan da nova Geração", "Vai Lacraia", "Já é Sensação", e muitos outros, na época em que trabalhou na "Furacão 2000", no fim dos anos 1990. Em 2003, ele pediu demissão e seguiu seu próprio caminho profissional. Desde então, vem colecionando hits e parcerias. 
Uma das colaborações mais atuais é com Anitta. O DJ e a cantora, inclusive, se conhecem há anos. "Nos conhecemos há bastante tempo, acompanhei todo o início da carreira dela, que também foi na Furacão 2000, mas nos aproximamos mais nesses últimos anos. Começamos a trocar de ideia sobre música, ela me mostrou alguns sons que estava fazendo com produtores gringos, ajudei com beat, ela participou do meu documentário e vamos lançar duas músicas juntos nos próximos meses. Então, aguardem que vem novidades por aí". 
Após registros de uma das gravações viralizar nas redes sociais, neste mês, o produtor adianta que uma das músicas que vai lançar com a Anitta será lançada no dia 9 de novembro. "O que posso dizer é que a música também tem uma pegada funk mais raiz, é dançante e acho que a galera vai curtir bastante! O resto, vocês conferem só no dia nove de novemrbo, que está aí já", comenta.
Outro feat recente de Dennis é com o Poze do Rodo em "Cria do Rio". "Conheci o Poze há mais ou menos quatro anos, assim que lançou uma das primeiras músicas dele. Um amigo em comum me apresentou e o levou no meu estúdio, gravamos uma música juntos, mas não lançamos. Foi muito bacana gravar nosso novo hit, 'Cria do Rio'. Ele tem um timbre diferenciado, artista com estilo único, onde você escuta a voz, já identifica que é o Poze", elogia.
Um dos pioneiros do funk, o produtor comemora a visibilidade que o ritmo tem ganhado no país e no mundo. "Fico muito feliz. Toda vez que vejo premiações internacionais, como VMA, tocando nosso beat, independente se a música for minha ou não, me dá uma alegria muito grande porque anos atrás ser funkeiro era muito difícil, você sofria preconceito, era difícil curtir um baile. Então, é gratificante poder colaborar para o nosso movimento funk conquistar o mundo", diz.
Questionado sobre carreira internacional, Dennis dispara: "Acho que de certa forma, minha carreira internacional já está acontecendo. Eu fico muito feliz com toda a repercussão que ‘Tá OK’ teve internacionalmente. Ficamos no TOP 200 de mais de 15 países em menos de 24h do lançamento do remix, e isso me deixa muito feliz, porque mostra que o funk está transpondo barreiras, chegando em lugares que jamais imaginaria que poderia chegar. Este ano, por exemplo, tenho participado de grandes eventos como o (ADE) Amsterdam Dance Event, considerado o maior evento do mundo de música eletrônica".
"No evento, participei de um painel como autoridade no funk, em que pude dar várias dicas de como ser um produtor e DJ musical e bati um papo com uma galera que pretende seguir esses mesmos passos. Também fiz parte do line-up do MEO Festival, um tradicional festival de música que acontece em Portugal, em que dividi palco com David Guetta e outros grandes nomes da música internacional. As conversas com a Sony Music, sede de Miami, estão a todo vapor também, com projetos a caminho e sinto que estou preparado pra alçar voos internacionais e que o funk tem ganhado esse espaço em outros continentes", ressalta. 
Novos talentos
Consagrado, Dennis DJ segue atento aos talentos do funk desta nova geração. "Estou sempre ligado nas novidades, nas novas ideias da galera. O DJ Jeeh FDC, por exemplo, é um cara que vejo muito futuro, gosto muito do estilo de produção dele", aponta.
Ele também fala sobre a parceria com a filha, Tilía, na música "700 Por Minuto". "É sempre muito bom gravar com a minha filha. Durante a gravação, tento sempre deixar o lado profissional falar mais alto, mantendo o senso crítico e trocando experiência para ensinar algo a ela. Hoje temos um estúdio dentro de casa, mas faço questão de ela ligar os equipamentos, gravar a voz dela, porque foi assim que aprendi, e isso faz total diferença para um artista quando tem essa noção de se auto produzir. Vou explicando cada processo de produção, para quando ela estiver com outros produtores ter mais autonomia para falar."
Descanso merecido
Com a agenda cheia, Dennis entrega o que mais gosta de fazer na Cidade Maravilhosa nos dias de folga. "Não vou mentir, nos dias de folga aproveito para ficar em casa com a família pois a agenda é corrida, mas também gosto de ir à praia. Vou para a balada quando vejo que algum amigo irá tocar, porque gosto de ver outras pessoas tocando, ver o pensamento do outro DJ, acompanhar a reação da galera com o set, principalmente quando consigo folga no final de semana", lista.
"Dennis das Antigas"
O evento "Dennis das Antigas" chega ao Rio de Janeiro, nesta quarta-feira. O DJ lembrará seus momentos na "Furacão 2000", no Espaço Hall, na Barra da Tijuca. "O evento é uma oportunidade para reviver sucessos do funk do passado, trazendo uma atmosfera nostálgica para o público. Como costumo dizer, não preparo um setlist pronto para os eventos. A seleção costuma ser feita na hora, de acordo com a vibe e energia que eu vou sentindo da galera. Mas, o que posso garantir é que o repertório vai ter os maiores sucessos do funk das antigas, aqueles que fizeram história e que marcaram a vida das pessoas e elas poderão reviver tudo isso nesta quarta-feira, véspera de feriado. Estou preparando um show incrível e espero que todos gostem, vai ser massa demais! ". 
E tem vários convidados especiais nessa festa. "Minha base para selecionar os convidados foi a minha história no funk. A Furacão 2000, por exemplo, foi onde comecei minha carreira com 16 anos. Todos que estarão presentes fazem parte da minha trajetória, alguns conheci através de produções que fizemos juntos, outros eram ídolos e hoje são meus amigos. Estou muito feliz em levar essa turma comigo e contar um pouco da minha história para a galera".