Gabriel O Pensador Larissa Queiroz / Divulgação
Gabriel O Pensador celebra 33 anos de carreira em gravação de audiovisual no Rio: 'Especial'
Mano Brown, Lulu Santos, Cidade Negra e Xamã estão entre os convidados da apresentação
Rio - Um dos grandes nomes do rap nacional, Gabriel O Pensador revisita sua discografia - com novos arranjos - e apresenta canções inéditas em um show para comemorar os 33 anos de carreira na Fundição Progresso, na Lapa, nesta quarta-feira (3). No espetáculo, que se tornará um audiovisual, o cantor, dono de sucessos como "Retrato de um Playboy", "2345meia78" e "Cachimbo da Paz", receberá no palco convidados especiais como Mano Brown, Lulu Santos, Cidade Negra, Os Garotin e Xamã.
"A gente está celebrando toda uma história. Mas acho que também vai muito dessa fase atual que estou curtindo demais. O que entendo sobre o meu trabalho, sobre o impacto das minhas músicas na vida das pessoas: que pode influenciar, inspirar, divertir, emocionar. São tantas histórias que chegam para mim ao longo desses anos todos. Hoje tenho uma consciência muito maior disso tudo. Quando a gente vai para o palco, a cada show, para mim é quase um ritual sagrado. Respeito muito isso, o brilho no olhar de cada um, a sintonia que a gente tem, aquilo que a gente está fazendo acontecer. Esse vai ser um show especial por todos esses motivos", diz o cantor.
A 'festa da música tupiniquim' terá formato acústico. "Essa é uma chance de fazer uma releitura das músicas que já canto há tanto tempo. Tem o carinho pelas versões originais, com certeza, mas estou empolgado com as novidades que a gente criou nos ensaios: mudança de harmonia, elementos que não tinham na versão original... Tem sons de violão, arranjos dos instrumentos de sopro, dos metais, das vozes. Mas não é um acústico que fica todo mundo sentadinho e que tem que ser um show suave e tranquilo. É um show com energia, tem movimentação", avisa Gabriel.
O rapper de 51 anos ainda aponta a canção "Muito Orgulho, Meu Pai" como uma de suas preferidas na nova versão. "Fiz ela em homenagem ao meu pai, quando ele era vivo. É uma música que me emociona muito. Já me emocionava, mas depois que ele faleceu, em 2020, mais ainda. E ela está tão linda com o novo arranjo. 'Linhas Tortas', uma das minhas músicas preferidas, também ganhou um arranjo novo com sopro, com mudança na harmonia, me dá uma emoção diferente ao cantar".
Na gravação do audiovisual, Gabriel dividirá os vocais com Mano Brown, Lulu Santos, Os Garotin, Armandinho, MV Bill, Cidade Negra, Rael, Ventania, Negra Li, Xamã e Papatinho. "Sempre gostei de misturar gêneros musicais e esse show está sendo uma oportunidade muito boa para isso", destaca ele, que brinca sobre a participação de Lulu. "É o convidado que vai ter mais trabalho. Vai cantar três músicas. A gente vai fazer o 'Cachimbo da Paz', 'Astronauta' e a faixa 'Cachimbo da Paz 2', que ganhou o Grammy (em 2024). Estaremos com o Xamã e será um reencontro dos três".
Hits como "Até Quando?", "Festa da Música", "2345meia78" também fazem parte do setlist. "Por uma coincidência incrível, acabamos selecionando 33 músicas. Tem bastante coisa de várias fases da minha carreira, incluindo alguma coisa inédita", adianta O Pensador.
Ao fazer um balanço das mais de três décadas de carreira, Gabriel reflete: "Nunca fui muito focado em prêmios e nem nessa vaidade, que é um perigo para muitos artistas... Mais importante que os prêmios sou eu poder me arrepiar em cada show, me divertir e acreditar na importância do que faço, na força das músicas, da arte, de tocar o coração das pessoas, isso para mim é o maior prêmio. "Que bom que estou em uma fase fase sentindo realmente essa essa vontade de amar o que eu faço, de continuar produzindo, criando projetos. E esse, acho que é o projeto mais mais empolgante assim da carreira toda".
Além da boa fase profissional, a vida pessoal do artista vai bem. Ele se casou com Gabriela Vicente, 24, em uma cerimônia íntima, em em Santa Catarina, no último mês. "A gente celebrou isso agora, no casamento, mas já vem de uma relação de cinco anos".




