Jovelina Pérola Negra lançou sucessos como 'Bagaço da Laranja' e 'Feirinha da Pavuna'Divulgação
Trajetória da cantora Jovelina Pérola Negra será enredo da Lins Imperial
Ícone do samba e do pagode, artista, que morreu em 1998, vai ganhar homenagem no desfile da Série Prata
Rio - A escola de samba Lins Imperial vai homenagear a cantora e compositora Jovelina Pérola Negra no Carnaval 2024. O desenvolvimento do enredo, que foi anunciado nesta quarta-feira (10), ficará a cargo do carnavalesco Eduardo Gonçalves.
O presidente da escola, Flávio Mello, exaltou a representatividade da homenageada, não só para a Lins, mas para toda a cultura brasileira. "É uma satisfação imensa, pois a Lins está sempre cultuando e exaltando o povo preto, a mulher preta, a dignidade, a cultura e o samba. Que a gente consiga resgatar toda a essência das nossa origens através desse enredo em homenagem a Jovelina, para que possamos realizar um grande carnaval e voltar para a Sapucaí", destacou. O título escolhido é "Jovelina, a Pérola Negra do Samba".
Considerada um dos maiores nomes do samba e do pagode em todos os tempos, Jovelina brilhou na década de 1980 e fez parte da geração de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Mauro Diniz e outros bambas. Apaixonada pelo Império Serrano, ela lançou sucessos como "Bagaço da Laranja", "Feirinha da Pavuna", "Sorriso Aberto" e outros outros. Faleceu em 1998, aos 54 anos. Sua filha, Cassiana Pérola Negra, também é cantora e integra a nova geração do samba carioca.
Para o ano que vem, a agremiação, que nos últimos anos têm feito enredos de forte apelo popular, como Mussum e Madame Satã, terá Jackson Senhorinho e Manoela Cardoso como primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira.
A Harmonia vai ser comandada por Charles Lopes e Carlos Portela, enquanto a bateria terá mestre Bradock.
Após o rebaixada na Sapucaí, a Lins desfilará pela Série Prata, na Nova Intendente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.