Os desfiles contam com todos os elementos tradicionais, como fantasias, carros alegóricos e passistasDivulgação

Rio – As escolas de samba mirins vão desfilar na Marques de Sapucaí nesta sexta-feira (7). A entrada é gratuita e os portões se abrem a partir das 15 horas. A festa terá início às 16h com a abertura oficial do carnaval da garotada pelo Cortejo Mirim, contando com o rei momo, rainha, princesas e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, além do Cortejo Real do Carnaval.

Temas variados serão apresentados pela garotada, desde a reedição de sambas como 'Alegria', do Paraíso do Tuiuti, no Carnaval de 1982, que será feito pela agremiação Os Netinhos do Tuiuti, até 'Orfeu, o negro do Carnaval', que a Virando Esperança relembrará, a obra que a escola-mãe, a Unidos do Viradouro, desfilou em 1998.

Já a Herdeiros da Vila aposta na obra de meio de ano 'Zé do Caroço', composta por Leci Brandão, para emocionar o público. Personalidades como a ex-carnavalesca Maria Augusta serão homenageadas pela Aprendizes do Salgueiro, e a dupla portelense Paulinho da Viola e Marisa Monte terão suas vidas e obras contadas pelos Filhos da Águia. Carmen Miranda será levada até a Vila Vintém pela Estrelinha da Mocidade.

Os ritmos do Brasil serão levados ao Sambódromo pela verde e rosa Infantes do Lins. A primeira escola mirim, o Império do Futuro, contará as “Estórias do Arco da Velha” e a africanidade será lembrada pela Corações Unidos do Ciep, além do picadeiro que a Ainda Existem Crianças armará na avenida com o enredo “Chegou o fantástico e o extraordinário circo mágico”.

A abordagem em temáticas sociais como “Pra que crianças sejam só crianças... cuidar da infância é dever do mundo!”, que a Tijuquinha do Borel contará, além de questões como a preservação do meio ambiente, que serão abordadas pelas escolas Golfinhos do Rio de Janeiro, Petizes da Penha, Miúda da Cabuçu e Nova Geração do Estácio.

Embora existam alas de crianças nas escolas de samba, vários sambistas se preocuparam em organizar agremiações só com crianças e jovens, a fim de passar a cultura do samba para as gerações futuras.

Confira a ordem dos desfiles mirins:
- Netinhos do Tuiuti
- Pimpolhos da Grande Rio
- Inocentes da Caprichosos
- Infantes do Lins
- Golfinhos do Rio de Janeiro
- Corações Unidos do Ciep
- Herdeiros da Vila
- Tijuquinha do Borel
- Aprendizes do Salgueiro
- Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy
- Virando Esperança
- Estrelinha da Mocidade
- Nova Geração do Estácio
- Império do Futuro
- Filhos da Águia
- Mangueira do Amanhã
- Petizes da Penha
- Miúda da Cabuçu