Quadra da Portela ficou lotada na manhã deste domingoReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - A Portela deu início, às 9h deste domingo (25), à Assembleia Geral Eleitoral que definirá a presidência da maior campeã do Carnaval nos próximos três anos. Duas chapas estão concorrendo: 'Supera Portela', liderada pelo advogado Leovegildo Pinto, conhecido como Doutor Léo, com André Martinelli como vice-presidente, e 'Portela Raiz', formada por Junior Escafura e Nilce Fran.
Ainda pelo fim da manhã, a quadra da escola ficou lotada com os sócios. São cerca de 800 eleitores, maior número da história da agremiação, e muitos estavam vestidos com roupas em referência à chapa que apoiam. Para votar, é necessário apresentar a carteira de identidade ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O estatuto aponta que a eleição termina às 20h. 
Para garantir a segurança, a Polícia Militar reforçou o policiamento nos arredores da quadra, localizada na Rua Clara Nunes, em Madureira, na Zona Norte. Diversas viaturas do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom) também deram apoio. Nas últimas semanas, a disputa nos bastidores esquentou, com diversas trocas de ofensas nas redes sociais entre apoiadores das duas chapas.
No início de maio, o atual presidente Fábio Pavão surpreendeu o retirar sua candidatura à reeleição. Ele era o representante da chapa 'Portela Verdade', grupo que comandava a escola desde 2013. Em comunicado oficial divulgado nas redes sociais, Pavão explicou afirmou que não recomendaria voto em nenhum dos adversários, optando pela "neutralidade".