Rio - O Salgueiro realiza, no dia 10 de junho, às 19h30, em sua quadra, o primeiro encontro oficial com os compositores que participarão do concurso de samba-enredo para o Carnaval 2026. Durante o evento, a direção entregará e explicará a sinopse do enredo. O tema vai exaltar a carnavalesca Rosa Magalhães.
Na mesma noite, a escola também divulgará as regras e diretrizes para a disputa. O endereço da quadra é Rua Silva Teles, 104, Andaraí.
Homenagem
O enredo escolhido celebra o legado de Rosa Magalhães, que marcou a história do Carnaval com suas criações reconhecidas pela originalidade e consistência temática. Intitulada “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, a proposta desenvolvida pelo carnavalesco Jorge Silveira, em parceria com o curador Leonardo Antan, presta tributo à artista.
O projeto propõe um desfile que percorre bibliotecas encantadas, reinos imaginários e encontros com personagens dos contos de fadas, da mitologia e do folclore brasileiro. A equipe responsável pela construção do enredo também conta com Ricardo Hessez e Allan Barbosa.
Calendário
Além do encontro inicial, o calendário da disputa de sambas inclui três datas para esclarecimento de dúvidas: 24 de junho, 8 de julho e 22 de julho, sempre das 19h às 22h.
A entrega das composições concorrentes acontecerá no dia 30 de julho, quarta-feira, às 19h30, também na quadra da escola.
O Salgueiro encerrará a última noite de desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, na terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.