Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos

Com homenagens a Bira e Arlindo, 'Noite dos Enredos' reúne mais de 8 mil pessoas na Cidade do Samba

Escolas do Grupo Especial apresentaram prévias dos temas que levarão para o Carnaval 2026

Rio - A "Noite dos Enredos" recebeu mais de 8 mil pessoas - incluindo muitos famosos - e contou com homenagens a Arlindo Cruz e Bira Presidente (1937–2025), na Cidade do Samba, na noite desta sexta-feira (8). Com direito a um minuto de silêncio e diversas canções que marcaram as carreiras dos artistas, o evento, organizado pela Liesa, promoveu encenações sobre os temas que as 12 escolas do Grupo Especial levarão para o Carnaval 2026.
Fundado por Bira e tendo Arlindo como cria, o Cacique de Ramos abriu a noite com uma apresentação especial em formato de roda de samba. Em seguida, cada agremiação teve direito a 12 minutos de palco para resumir o enredo. Todas usaram recursos cênicos como música, dança e teatro, com muita criatividade e emoção.

A estreante do grupo, Acadêmicos de Niterói, retratou a trajetória do presidente da República, Lula, enquanto a Mocidade Independente exaltou a cantora Rita Lee. Já o Paraíso do Tuiuti contou a história de uma vertente religiosa afro-cubana, com a Unidos da Tijuca lembrando de Carolina Maria de Jesus.

Emoção não faltou na apresentação da Vila Isabel, que exaltou as vertentes culturais de Heitor dos Prazeres, assim como na encenação do Salgueiro, reverenciando o legado da carnavalesca Rosa Magalhães. A Mangueira apresentou Mestre Sacaca, ícone da cultura do Amapá, enquanto a Portela abordou a história do Príncipe Custódio, nome fundamental da religiosidade de matriz africana no Rio Grande do Sul.

Mestre Ciça, homenageado pela Viradouro, comandou a festa no palco, enquanto a Imperatriz Leopoldinense cantou obras de Ney Matogrosso. Já a Grande Rio contagiou com o ritmo do Manguebeat, com a atual campeã, Beija-Flor, levantando o povo com a reprodução do maior candomblé de rua do mundo, Bembé do Mercado.

Para fechar com chave de ouro, o Grupo Fundo de Quintal trouxe convidados especiais. Teresa Cristina, Sombrinha e Dudu Nobre abrilhantaram o show de encerramento, em um grande tributo aos homenageados da noite.

O Carnaval 2026 Rio acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, no Sambódromo, com as seis melhores colocadas voltando para o Sábado das Campeãs, no dia 21.
Famosos
Rainha de bateria da Grande Rio, Virginia Fonseca esteve presente, assim como Mayara Lima, majestade da Paraiso do Tuiuti. Para a ocasião, a influenciadora apostou em um look todo vermelho, remetendo a uma das cores da escola de Duque de Caxias, enquanto a Mayara adotou o pretinho básico para se jogar no samba.
A atriz Giovanna Lancellotti, musa da Beija-Flor de Nilópolis, também marcou presença. A intérprete da personagem Kami, na novela "Dona de Mim", que ocupa a faixa das 21h da TV Globo, é casada com Gabriel David, presidente da Liesa.
As atrizes Nathalia Dill, Dandara Mariana, Marina Moschen, Giullia Buscaccio e o ator Samuel de Assis completaram a lista de celebridades convidadas.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

[an error occurred while processing the directive]