Alice Alves é a nova rainha da Estácio de SáReprodução / Instagram

Rio - A Estácio de Sá apresentou, nesta terça-feira (12), data em que completou 98 anos de fundação, a nova rainha da escola para o Carnaval 2026. O posto será da decacampeã de karatê Alice Alves, que também atua como médica veterinária e empresária no ramo da construção civil.
"Já há um forte movimento em muitas escolas em relação a este cargo. Sabrina Sato, Quitéria Chagas, dentre outras vivenciaram esta experiência. Eu serei a primeira rainha a ocupar este cargo na Estácio. E chego com o propósito de representação e influência cultural, abrilhantando ainda mais com beleza, elegância e simpatia esse pavilhão tão grandioso", explica Alice. 
A empresária possui 25 anos de desfiles na Portela, onde comemorou bodas de prata como musa no Carnaval de 2025, e tem passagens por outras escolas como Beija-Flor, União da Ilha, Vila Isabel e Império Serrano. Em 2018, foi Rainha de Bateria da Unidos de Padre Miguel. 
"Tudo na vida tem seu ciclo, e eu como uma personalidade do Carnaval entendo e aceito bem isso. Já tive o privilégio e a honra de desfilar em muitas escolas nesses meus 25 anos de Sapucaí, mas ainda me sinto ansiosa para essa estreia", afirma Alves. "Quem tem o samba em sua essência, que vive e respira o samba, nunca perderá sua identidade, sua graça e seu estilo característico, mesmo diante de mudanças ou desafios na vida", completa.

No próximo Carnaval, a Estácio de Sá levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Tata Tancredo – O Papa Negro no Terreiro do Estácio”, uma homenagem ao pai de santo Tancredo da Silva Pinto, figura de destaque no desenvolvimento da umbanda no Brasil. O cargo de rainha de bateria, que era ocupado por Tati Minerato, ainda segue em aberto.