Escolas do Grupo Especial brilham no segundo dia dos mini desfiles na Cidade do Samba
Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro e Unidos da Tijuca participaram da preparação para o Carnaval 2026, neste sábado (29)
Rio - A Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor de Nilópolis - atual campeã carioca -, Unidos do Viradouro e Unidos da Tijuca brilharam no segundo dia dos mini desfiles das agremiações do Grupo Especial, na Cidade do Samba, Gamboa, Zona Portuária do Rio, neste sábado (29).
O evento é a preparação para o Carnaval 2026, e também a comemoração antecipada do Dia Nacional do Samba, celebrado no dia 2 de dezembro. Um dos maiores nomes da música, Martinho da Vila, de 87 anos, foi o show principal do segundo dia.
"Valeu, Rio", escreveu o dono dos sucessos "Canta canta, minha gente", "Devagar, devagarinho", "Mulheres" e "Casa de bamba" nos stories do Instagram, ao compartilhar um trecho da apresentação. A festa também contou com participação dos puxadores do samba.
Mocidade Independente de Padre Miguel
A escola da Zona Oeste abriu a segunda maratona de desfiles, rumo ao Carnaval do próximo ano, com sua comissão de frente, mestre-sala, porta-bandeira e mais sambistas abrilhantando a avenida. Rainha de bateria da agremiação, Fabíola de Andrade reinou à frente dos ritmistas da Não Existe Mais Quente, comandada pelo Mestre Dudu.
Para a ocasião, a majestade optou por um look colorido e repleto de franjas, composto por peruca curtinha e ruiva, remetendo ao visual da grande homenageada em 2026, quando a Mocidade levará o enredo "Rita Lee, a Padroeira da Liberdade", desenvolvido pelo carnavalesco Renato Lage. Seguindo essa mesma ordem, a escola será a primeira a desfilar na segunda-feira, dia 16 de fevereiro.
Beija-Flor de Nilópolis
Vencedora do Carnaval 2025, a Beija-Flor de Nilópolis levou toda sua tradição, ao som dos tambores, cuícas, tamborins e mais instrumentos da Soberana, comandada pelos Mestres Rodney e Plínio. Rainha de bateria, Lorena Raissa esbanjou beleza com fantasia cravejada de pedrarias.
"Eu venho vestida de fé, ancestralidade e muito orgulho", escreveu ela, na mesma de social, ao mostrar detalhes da roupa inspirada no enredo "Bembé", que homenageia a celebração centenária de matriz afro-brasileira realizada em Santo Amaro, na Bahia.
Unidos do Viradouro
A Viradouro também fez parte da grande festa em celebração ao samba, dando uma prévia do que irá mostrar na Marquês de Sapucaí. À frente da Furacão Vermelho e Branco, a rainha de bateria Juliana Paes desfilou de maneira deslumbrante, com muito carisma e talento.
A atriz esteve ao lado do grande amigo, o Mestre de bateria Ciça, que será o enredo da escola em 2026. Mestres de outras agremiações, como Casagrande (Unidos da Tijuca), Fafá (Grande Rio) e mais, participaram da homenagem, ao subirem num tripé da Viradouro.
Unidos da Tijuca
A escola do Borel finalizou a segunda noite em grande estilo, com direito a tripé com alegorias. Rainha de bateria, Mileide Mihaile arrasou no mini desfile, vestindo fantasia amarela, uma das cores da agremiação. "Pronta para viver mais um capítulo especial da minha história na Unidos da Tijuca. Hoje não é só mini desfile… é energia, emoção e respeito por tudo que esse pavilhão representa", expressou a influenciadora digital, no Instagram.
Sob comando do Mestre Casagrande, a Pura Cadência deu um show. Para o Carnaval 2026, a escola levará o enredo "Carolina Maria de Jesus", desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira. O tema homenageia a escritora, compositora, memorialista e multi-artista mineira, autora do best-seller "Quarto de Despejo - O Diário de uma favelada".
Saiba mais
A maratona de mini desfiles também acontecerá neste domingo (30). A Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Salgueiro serão as escolas que irão se apresentar. Completando um dos mais importantes eventos do samba, Zeca Pagodinho sobe ao palco como o show principal.
Vídeo
A Unidos da Tijuca vai encerrando a segunda noite de apresentações na Cidade do Samba. Gostaram? pic.twitter.com/TNl1fSHuhK
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.