Por karilayn.areias
Isis Valverde como RitinhaDivulgação

Rio - Um pouco depois das sete da manhã de sábado, Isis Valverde (Ritinha) vestida com uma cauda de sereia é carregada pelo seu colega Marco Pigossi (Zeca) em pleno mercado Ver-o-Peso, em Belém, no Pará. A cena foi exibida na novela ‘A Força do Querer’, da Globo. Os populares se divertiam com a sequência e o elenco também. “O local em que gravamos era passando do lado de caras que eram pescadores de verdade, e o pessoal gritando: ‘Aê, joga a sereia pra cá’, ‘corta essa cauda’. E o povo enlouquecia, mas de uma forma que nós não atrapalhamos as pessoas locais, eles não atrapalharam a gente e interagiram”, diverte-se Isis Valverde.

SEDUÇÃO DA SEREIA
O encantamento provocado pela personagem dentro e fora da TV e o espírito indomável da moça são alvos de uma teoria muito simples por parte de sua intérprete. “Ela ama o Zeca e se encantou pelo Ruy. Rita é como um rio e não precisa finalizar um sentimento para começar outro. Tudo nela é impulso puro e cristalino. O querer dela está acima de tudo e de todos! A força da natureza não se sujeita às regras nem entendimento, apenas flui”, frisa a atriz.

IGUAIS OU DIFERENTES
Em comum com a personagem, só a relação com a natureza. Algo que Isis sempre teve. No mais, ela gostaria de ser como a paraense espevitada. “Eu vivo nas regras sociais, e ela desconhece todas, porque pra ela não existem regras. E às vezes, ela se ferra e ferra todo mundo, mas não é por querer, é porque ela não conhece as regras.”

BALZAQUIANA
Aos 30 anos, Isis conta que não passou por nenhuma crise ao se tornar uma balzaquiana. Mas ela lembra que, quando acordou e se olhou no espelho, vieram vários pensamentos. “A principal sensação é que agora sou uma mulher e não uma garota, e várias coisas que eu tinha medo antes, eu fechei a porta pra elas. É uma sensação poderosa”, detalha.

NADA DE AGRADAR A TODOS
A chegada da maturidade trouxe alguns aprendizados para a jovem, nascida em Aiuruoca, Minas Gerais. “Eu não quero mais agradar a todo mundo como fazia antes. Descobri que a gente não vai agradar a todo mundo nunca, que dizer não é maravilhoso, libertador. Você conhece seu corpo melhor e sabe o que tem prioridade na sua vida. Em primeiro lugar na minha vida vem a minha saúde, em segundo, a minha família e em terceiro, meu trabalho. É isso!”, frisa a atriz.

FEMINISMO
A questão do feminismo é algo muito latente na vida de Isis. Para ela, a sociedade deveria ser mais justa, igualitária e livre de preconceitos. “As pessoas dizem: ‘Nossa, outro namorado?’. Mas o cara vai pra balada e fala: ‘comi 15’. E as pessoas dizem: ‘Que maneiro hein, legal, garanhão’. Não que a mulher vá fazer isso, mas a gente é mais romântica. Gostamos do romance, o homem gosta mais da coisa física e visual”, observa a jovem, que namora o modelo e empresário André Resende há mais de um ano.

Isis Valverde (Ritinha) com Marco Pigossi (Zeca)Divulgação

NA TRAMA
A partir do capítulo de hoje, Cibele (Bruna Linzmeyer) encontra Ritinha na casa que Ruy arrumou para esconder a moça. Só que a patricinha acha que Ritinha é amante de Amaro (Pedro Nercessian), arma um barraco e liga para Anita (Lua Blanco), a namorada do rapaz. “Vem pra cá agora! Amaro é um cretino, um sem-vergonha! Tá te traindo com uma tal de Ritinha... Ela tá aqui, na minha frente, acredita! E o Ruy dando cobertura pros dois! Vem logo pra cá!”, pede. Cibele desliga e pergunta para Ritinha: “Você tá aqui desde quando?” Ritinha, muito calma, abre o jogo para Cibele. “Amaro tem nada com isso não, deixa de leseira! Quem me botou aqui foi o Ruy! Ôxi, eu achando que ele tinha te contado, pra tu estares aqui! Não contou não, é?” E a ficha de Cibele começa a cair.
A inconsequente dispara em falar. “Toda hora ele fala que vai se casar contigo, que quer que eu vá me embora de vez, mas eu sei que não quer: ele tá gostando de mim! A verdade verdadeira é essa!”, diz Ritinha. “Ficava lá em Parazinho atrás de mim, não sossegou enquanto não desmanchou meu casamento! Eu vestida de noiva e tudo, visse? Se é pra falar, agora falo tudo”, completa.

CASAMENTO COM RUY
Mais tarde, Cibele leva Ritinha para o apartamento da futura sogra, Joyce (Maria Fernanda Cândido). Assim que chega, a patricinha termina o noivado com Ruy. Joyce trata de levar a garota para a casa de Heleninha (Totia Meireles), e Ritinha nutre esperança de que ficará com Ruy no luxuoso apartamento da família dele. Mas Joyce cortas as asas da jovem e avisa que a mandará de volta para Belém. Só que Ritinha foge.

Depois de revelar para a ex-noiva que Ritinha está grávida, Ruy e Cibele reatam. Mas não dura muito, porque Ruy segue “encantado” pela “sereia” e acaba se casando com Ritinha. 

Você pode gostar