Babu Santana recebeu a Medalha Tiradentes em cerimônia na Alerj, nesta segunda-feiraDivulgação/Thiago Lima

Rio - O ator Babu Santana, de 43 anos, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta segunda-feira, com a entrega da Medalha Tiradentes. O artista foi prestigiado com a honraria por suas contribuições para a cultura nacional ao longo de sua carreira, além de reconhecer o engajamento do ex-BBB com projetos sociais.
"Eu estou muito grato e emocionado em receber esta homenagem. Nunca fiz nada esperando algo em troca, ainda mais quando falamos da cultura do nosso país. É uma honra receber uma Medalha em reconhecimento ao meu trabalho. Luto todos os dias para o desenvolvimento cultural e artístico no Brasil, e o trabalho social é para conseguirmos colaborar com o surgimento de novos talentos, especialmente nas zonas periféricas do Estado", declara ele, que está no ar como o Frei Severo da novela "Amor Perfeito", na TV Globo.
Babu participou do elenco Camarote do "BBB 20", mas, antes disso, já havia conquistado o reconhecimento nacional pela atuação como Tim Maia na cinebiografia do cantor, em 2014. A carreira artística do carioca teve início através do grupo de teatro "Nós do Morro", que também lançou nomes como Micael Borges, Marcello Melo Jr. e Jonathan Azevedo, que integra o elenco de "Terra e Paixão". Atualmente, Babu é um dos diretores do projeto que descobre talentos na comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio.
Autora do projeto que deu a medalha ao ator, a deputada Dani Monteiro comenta: "A trajetória do Babu é uma credencial única que o torna merecedor desse reconhecimento. Além de artista, é um ser humano atento e sensível aos impasses que vivemos nós, negros, nesse país. O que ele faz no campo das lutas políticas e sociais, o empenho em manter o grupo que o acolheu ainda na infância e lhe mostrou a arte como possibilidade são um exemplo para todos nós".