Samara FelippoReprodução / Instagram
Samara Felippo desabafa sobre declaração racista que ouviu em voo
A artista estava indo da Espanha para Portugal quando foi abordada por uma idosa
Rio - Samara Felippo usou as redes sociais nesta sexta-feira (14) para falar sobre um episódio de racismo no qual esteve envolvida, durante um voo partindo da Espanha para Portugal. A atriz relatou que depois de entrar no avião e se acomodar, ouviu falas preconceituosas de uma mulher, que lhe causaram uma grande revolta, a respeito dos artistas escalados para as novelas brasileiras.
"Escrevi esse texto indo para Barcelona, sozinha, mas como escrevendo muitas vezes a raiva passa mas o sentimento de revolta não, deixei para trazê-lo agora. Havia comprado minha passagem de Econômica até Lisboa e de Lisboa para Barcelona, mas quando fui fazer o check-in, apareceu uma promoção que consegui fazer um upgrade para a 1º classe e eu amei, ia conseguir descansar", contou.
Na aeronave, a atriz conheceu uma família, que estava acompanhada de crianças e dos avós, que presentearam a todos com as passagens com destino à Roma, na Itália. Ao circular no avião para ir ao banheiro, a declaração racista surpreendeu a brasileira. "A avó ali estava aguardando, uma senhora de seus 60 e poucos anos, talvez, me viu e assim foi: 'Esse não é o avião que iríamos, é um horror'. Dei uma risadinha sem graça e respondi: 'Eu estou achando ótimo!'. 'Ah, não! Pagamos 20 mil… foi 20 ou 25? (Se dirigindo ao marido sentado)' '25', ele respondeu", iniciou.
A mulher continuou o diálogo com a atriz, perguntando sobre seu trabalho em produções na TV, afirmando ter gostado de acompanhar. "'Vi há pouco em uma novela que passou com você. Linda.' 'Ah, obrigada', eu respondi. 'Sim, Chocolate com Pimenta deve ser. Mas agora eles só colocam pessoas pretas para fazer novela'", relatou a senhora.
Constrangida e chocada, Samara disse que rebateu a idosa com algumas declarações. "Congelei e ao mesmo tempo meu rosto começou a queimar. Eu disse de supetão: 'Que bom, né!?' 'Ah, mas é só isso!', ela continuou. 'Mas é muito necessário, senhora', respondi. 'Ah, não, eu sei. Não que eu seja….', emendou a mulher. 'Você é!!! Racista! É sim, pode acreditar! E que pessoas pretas estejam cada vez mais nas novelas, nas séries…'", afirmou.
Samara Felippo disse ainda, que a filha da mulher chegou e pediu desculpas, nervosa. "Não sei se ela sabia da minha vida ou se estava com um lapso de consciência. Eu encurtei o texto! Mas, muitas vezes, não falamos porque temos 'medo', porque a sociedade nos ensinou assim, porque não queremos causar 'tumulto', porque dá vergonha! Mas fale! Eu devia ter falado mais! Devia ter exposto ela para o avião inteiro! Por mais que essa senhora morra sendo racista, a filha dela ali pelo menos estava absorvendo algo e por que não pensar que passaria para os filhos brancos essa educação", finalizou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.