Aracy BalabanianGLOBO/Alex Carvalho

Rio - A atriz Aracy Balabanian, que morreu aos 83 anos nesta segunda-feira, optou por não ter filhos para se dedicar integralmente à carreira. Em sua biografia, “Nunca Fui Anjo”, a veterana revelou que realizou dois abortos. O primeiro procedimento aconteceu porque não tinha condições financeiras de criar a criança, o segundo porque ela não queria um filho do homem que a engravidou. 
"A profissão não era regulamentada, não tínhamos bons salários, licença-maternidade e direitos”, diz no livro. “Fiz um segundo aborto, porque meu filho teria um pai que não desejaria para ninguém.”
Em entrevistas, a artista também já falou sobre a decisão de não ser mãe. "Tenho vários filhinhos. Tenho 13 sobrinhos, 12 sobrinhos-netos e já, já serei bisa-tia-avó, acho que é isso. E tenho Antônia (Sampaio Saraceni), minha afilhada, uma paixão na minha vida. É filha da Gogoia (Sampaio, figurinista), participo de tudo da vida dela. Levo ao dentista, ao balé. Amo comprar roupinhas. Ela tem cabelo cacheado e, de vez em quando, quer fazer chapinha... Pego de cabelo cacheado e a entrego de cabelo liso", disse à revista "Quem" em 2013.