Bianca Andrade Reprodução/Instagram

Rio - Bianca Andrade, de 28 anos, usou o Instagram, nesta segunda-feira, para resgatar um trecho de sua participação no "Jota Jota Podcast", onde fala sobre sua perspectiva do conceito de meritocracia — termo referente à conquista através do merecimento — e admitiu rejeitar esta visão. De acordo com a influenciadora, que nasceu e foi criada no Complexo da Maré, no Rio, não há espaço para pensar dessa forma quando se conhece a realidade das periferias do Brasil.
"Existe a questão da 'meritocracia', mas isso não existe no lugar de onde eu vim. As pessoas falam 'enquanto uns dormem, olha o que eu estava fazendo', mas de um lugar de muito privilégio", iniciou a influencer no registro.
"Eu ouço muito isso de coaches e pessoas que admiro, desse discurso que se você quer, você faz. 'Isso é desculpinha, você está onde você mereceu'. Mas isso não existe. De onde eu vim, eu convivi com amigos que já não estão mais vivos, são pessoas [da comunidade], que não tem o menor estímulo, menor referência. A gente vê nosso país sofrendo muito, isso porque eu estou falando do meu lugar de mulher branca, padrão e privilegiada. Imagina uma mulher preta de favela", disparou Bianca que, atualmente, tem um patrimônio estimado entre 50 e 100 milhões de reais.

"Essa fala não constrói. Eu entendo que, às vezes, é em uma boa intenção", ponderou ela, que admitiu ter alcançado seus objetivos por conta de uma base familiar bem estruturada. "Tem gente que não tem essa base familiar, então, esse discurso, por mais que seja no lugar de ajudar, para muita gente é um lugar de exclusão", concluiu.
Veja o vídeo