Marcos Oliveira ficou conhecido por interpretar o Beiçola, de 'A Grande Família'Reprodução/Globo
Marcos Oliveira, o Beiçola, vai morar no Retiro dos Artistas, após problemas financeiros
Ator, de 67 anos, está de mudança para a instituição, em Jacarepaguá, que abriga artistas como Paulo Cesar Pereio e Jaime Leibovitch
Rio - Marcos Oliveira, conhecido pelo personagem Beiçola de "A Grande Família", da TV Globo, está de mudança para o Retiro dos Artistas, localizado no Pechincha, na Zona Oeste do Rio. Nesta sexta-feira, o ator de 67 anos aceitou morar no local, que abriga diversos artistas famosos que enfrentam problemas financeiros. O comediante já chegou a pedir doações por pix nas redes sociais. A informação sobre a mudança de Marcos Oliveira foi confirmada ao DIA por Cida Cabral, administradora geral da instituição.
"Desde que tudo isso começou, o Retiro já havia se prontificado para recebê-lo, porém, ele sempre ficou meio arredio em vir", contou Cida. "Consegui convencê-lo explicando que o Retiro dos Artistas não é o final de vida pra ninguém. Ao contrário, ali é apenas um lugar onde a pessoa não não precisa passar pelo que ele está passando", destacou a profissional.
De acordo com Cida, Marcos tem uma visita marcada na instituição na segunda-feira, dia 2 de outubro, para conhecer o trabalho do Retiro e o local que está sendo preparado para o comediante. "Dando tudo certo, se Deus quiser, no decorrer da semana que vem a gente estará fazendo a mudança dele, pra dar um pouco de sossego, dignidade, e muito amor e carinho", declarou a administradora.
Ela ainda frisou a maneira como a instituição auxilia os residentes: "O local foi criado pra atender o artista em situação de vulnerabilidade. Amanhã ou depois, (se) esse artista passou a não precisar mais da instituição, ele tem total liberdade de voltar a morar de onde ele quiser", afirmou Cida.
"Eu falei pra ele (Marcos): 'Você vai ter tudo, casa, comida, roupa lavada, passada, médico, fisioterapia, plano de saúde'. Pra ele ter sossego na vida dele... Nesses últimos tempos, ele vem passando por toda essa situação", lamentou a administradora.
No último dia 9, o artista realizou o lançamento de sua autobiografia, "Muito Além do Beiçola", em um estande na Bienal do Livro Rio. Além disso, o veterano também se prepara para fazer participação especial na peça "Morreu! Mas Passa Bem", comédia dirigida por Reginaldo Celestino que estreia em outubro, no Teatro Vanucci, na Gávea, Zona Sul do Rio.
O Retiro dos Artistas é uma instituição centenária que acolhe artistas idosos, oferecendo diversos cuidados que vão desde alimentação e moradia a atividades e acompanhamento médico. A instituição tem o ator Stepan Nercessian como presidente e Zezé Motta no cargo da vice-presidência. É mantida através de doações em dinheiro, além de aceitar itens como roupas, alimentos, móveis e eletrodomésticos.
Atualmente, o local abriga nomes de peso, incluindo: Paulo Cesar Pereio, 82, ex-marido de Cissa Guimarães e reconhecido pelas contribuições ao Cinema Novo; Rui Resende, 85, o professor Astromar de "Roque Santeiro" (1985); Jaime Leibovitch, 75, que esteve no ar recentemente em "Cara e Coragem" (2022) e "Além da Ilusão" (2022); e Fernando Wellington, 64, o Antônio Zorra de "Escolinha do Professor Raimundo".
Golpe e problemas de saúde
Marcos Oliveira está afastado das telinhas desde que participou de "Poliana Moça" (2022), no SBT, além de ter encerrado sua longa estadia na Globo com a novela "Deus Salve o Rei" (2017). Desde então, o ator lidou com dificuldades financeiras que se agravaram após sofrer um golpe. "Uma pessoa me roubou tudo [que eu tinha] dentro dos bancos. (...) Até meu INSS o cara roubou. Hoje vivo a fase da esmola, da ajuda das pessoas", lamentou o artista, em entrevista recente ao site "Splash".
Além disso, o comediante se recupera de uma cirurgia realizada em julho do ano passado para tratar uma fístula na uretra — anomalia que faz com que a urina vaze para outros órgãos, que não possuem relação com a uretra. Desde 2021, o ator enfrenta sérios problemas de saúde que o fizeram usar uma bolsa de colostomia para impedir a comunicação entre as fezes e a urina, o que poderia causar uma infecção e agravar seu quadro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.