Caetano Veloso e Gal Costa em gravação do Altas Horas, em 2021Globo/Divulgação

Rio - Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil usaram as redes sociais para homenagear Gal Costa, nesta quinta-feira, dia em que se completa um ano desde a morte da cantora, vítima de um infarto agudo do miocárdio, aos 77 anos. Em postagem no X, antigo Twitter, Caetano, de 81 anos, falou com pesar sobre a falta que sente da artista, de quem era amigo próximo.
"Hoje faz um ano que Gal morreu. Nem acredito. É como se tivesse sido ontem, é como se não tivesse sido. Emissão de voz que já era música antes de ela entrar um tanto nalguma música. Não dá pra medir, não dá pra entender. No filme que Dandara (Ferreira) e Lô (Politi) fizeram, ri e chorei lembrando os começos. Agora, ela ter ido embora não metabolizo. Já faz um ano que o mundo não tem Gal? Impossível aceitar", escreveu o compositor, citando o longa "Meu Nome é Gal", estrelado por Sophie Charlotte.
Quem também fez questão de celebrar o legado da cantora foi Maria Bethânia, que integrou o grupo Doces Bárbaros ao lado de Gal, Caetano e Gilberto Gil. "E assim se passaram 365 dias. ‘Tudo em volta está deserto… Tudo certo como 2 e 2 são 5’", escreveu ela, na legenda de um vídeo publicado no Instagram que reuniu fotos de diversos momentos das duas juntas.
Confira:
Gilberto Gil, por sua vez, não deixou de homenagear a amiga. "Um ano de saudade de gaucha", afirmou o cantor ao compartilhar registros ao lado de Gal.
Confira: