Zezé MottaReprodução Internet

Rio - Vários famosos usaram as redes sociais nesta segunda-feira, data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, em uma referência à morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, para refletir sobre as pautas raciais. A atriz Elisa Lucinda lamentou o fato de algumas pessoas acharem que a data não deveria ser celebrada. 
"Quantos achavam que não tinham importância nenhuma, nem a data, nem a causa! Quantos ironizavam, ignorantemente, dizendo que deveria haver, então, um dia para brancos", lamentou. Jojo Todynho incentivou seus seguidores a fazerem aulas de letramento racial. "Não se conscientize sobre seu preconceito só no dia 20 de novembro. Procure estudar", disse. 
Confira o que mais famosos disseram: 
Elisa Lucinda, atriz: "Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, dia lutado pra ser considerado. Quantos achavam que não tinham importância nenhuma, nem a data, nem a causa! Quantos ironizavam, ignorantemente, dizendo que deveria haver, então, um dia para brancos. Diziam isso, não sabedores de que, se lutamos por ser este dia nosso foi porque todos os dias são brancos, de privilégio e oportunidades. Sem mais delongas, viva Zumbi dos Palmares". 
Margareth Menezes, cantora e ministra da Cultura: "Que este 20 de novembro nos inspire a continuar lutando para sempre contra o racismo. E que todas as pessoas negras desta terra tenham oportunidades iguais".
Jojo Todynho, funkeira: "Não se conscientize sobre seu preconceito só no dia 20 de novembro. Procure estudar e não fale das dores que você não sente, não use o seu achismo sem lugar de fala. Faça aula de letramento racial com @ricardotassilo @tiamaoficial @planeta_oliver @dandara.afrodeusa @luanasafire". 
Regina Casé, atriz: "Seja no Brasil ou viajando pelo mundo… Sempre fiz questão de mostrar aos meus filhos a importância, a grandeza e a beleza do imenso legado das culturas negras, que aqui desembarcaram, mesmo que envoltas em tanto sofrimento. Eu ensino a eles e procuro despertar sempre a sua CONSCIÊNCIA NEGRA. E eles me ensinam diariamente mesmo que, algumas vezes, através do sofrimento e do racismo, como vigiar, cuidar e desenvolver práticas antirracistas e jamais perder a MINHA CONSCIÊNCIA NEGRA. Hoje é um dia importante para pensar e refletir sobre isso". 
Zezé Motta, atriz: "Neste 20 de novembro, dia de consciência e reflexão sobre a discriminação racial, recito para vocês um hino de guerra da resistência à opressão, de @drmayaangelou (1928-2014), figura extraordinária das letras norte-americanas, foi porta-voz dos anseios e da revolta dos negros. Amiga de Martin Luther King e de Malcolm X, a vida inteira dedicou-se à militância pelos direitos civis de seu povo. A data de hoje é para lembrar a resistência contra o racismo, que foi protagonizada por Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares e símbolo do combate à discriminação". 
Lily Nobre, filha de Dudu Nobre e Adriana Bombom: "20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, um dia para se orgulhar de nossa ancestralidade e celebrar as nossas conquistas."
Maria Ceiça, atriz: "Em meio às sombras da injustiça, ergo minha voz como artista negra, ecoando as batidas da resistência. Nossas raízes são profundas, nossa história é de luta, e hoje celebro a Consciência Negra com arte que clama por justiça e igualdade. Que cada pincelada, cada nota, seja um grito contra o silêncio que nos tenta calar. Juntos, somos a força que desenha um amanhã onde a cor da pele não dita destinos". 
Luana Xavier, atriz e apresentadora: "Nesse 20 de novembro eu vim falar sobre uma referência negra que está do meu ladinho, meu irmão Ernesto Xavier. É que as vezes a gente se preocupa em falar sobre referências mais distantes e acaba não enaltecendo devidamente as que estão no corre".