Rio - Famosos brasileiros e internacionais lamentaram a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, na manhã desta segunda-feira (21). Através das redes sociais, várias personalidades homenagearam o primeiro latino-americano que ocupou o cargo mais importante da Igreja Católica, o pontífice, por 12 anos.
fotogaleria
O apresentador Luciano Huck homenageou o Papa, destacando seu legado. "Hoje o mundo se despede de um dos maiores líderes do nosso tempo, um exemplo de caridade, humanidade, escuta acolhedora e justiça [...] Que possamos seguir o exemplo de solidariedade, amor e união deixado por Francisco". O comunicador apagou o post, e em seguida fez outra publicação: "O Papa Francisco se foi. Sua influência positiva ultrapassou os limites da religião. Foi um verdadeiro construtor de pontes, mesmo nos momentos em que o diálogo parecia impossível ou interrompido. Nunca desistiu de sua vocação paroquial pelos mais pobres e vulneráveis, nem de suas críticas firmes diante do que considerava errado ou injusto. Sempre transmitiu suas mensagens na direção certa. Uma liderança admirável", escreveu Huck.
A apresentadora e humorista Tata Werneck deixou uma mensagem de carinho ao líder religioso, referindo-se a data simbólica da morte. "Papa, querido. Que simbólico partir na Páscoa. Deus te receba com todo amor", escreveu.
A atriz mexicana Florinda Meza, que viveu Dona Florinda no seriado "Chaves" (1973-1980), deixou uma mensagem de despedida emocionante. A artista citou o marido, Roberto Gómez Bolaños. Ele, que foi intérprete do personagem que nomeia a produção mexicana, morreu em 2014. Os atores oficializaram a união em 2004.
"Caro Papa Francisco, agora você está com Deus. Vou sentir muita falta de você. Você sempre se preocupou com os mais vulneráveis. Sempre trazendo surpresas ao mundo, sua partida é a maior de todas. Obrigado por me permitir conhecê-lo, apertar sua mão e ouvir que, para você, o riso e a alegria são necessidades humanas básicas. A tristeza pela sua ausência é enorme, mas a esperança pelo seu legado é maior. Espero que meu Rober tenha lhe dado um abraço bem-vindo do céu. Ele provavelmente lhe disse: 'Eles não contavam com sua inteligência'. Obrigado pela sua vida maravilhosa, Papa Francisco".
A atriz Taís Araujo lamentou a perda. "Perdemos um humanista. Em tempos tão duros, quando falta compaixão e compromisso com o outro, a ausência de uma voz como a do Papa Francisco dói ainda mais. Corajosa, afetiva, justa. Ele fez diferença. E vai fazer falta".
A atriz norte-americana Whoopi Goldberg também deixou o 'último adeus', resgatando um registro com Francisco. "Ele era o mais próximo, em muito tempo, que parecia se lembrar de que o amor de Cristo envolvia tanto os crentes quanto os não crentes. Ele se sentia mais como o Papa João 23, que tornou a fé real. Navegue, Papa Francisco, com seu amor pela humanidade e seu riso".
O apresentador João Kleber lamentou a perda. "Com profunda triste o mundo se despede do Papa Francisco, um líder espiritual que marcou a história com sua simplicidade, coragem e compromisso com os mais humildes. Sua voz sempre foi um apelo à paz, à justiça social e ao amor ao próximo, independentemente de crenças ou fronteiras. Em tempos difíceis, ele foi um farol de esperança e humanidade. Que seu legado continue a iluminar o caminho da Igreja e de todos que acreditam em um mundo mais fraterno".
O ator espanhol Antonio Banderas também homenageou o Papa. "Gostaríamos de transmitir nossas condolências à Igreja Católica e a todos os seus fiéis pelo falecimento de, sua santidade, o Papa Francisco. Gostaríamos também de agradecer a ele, que ao longo da vida, se destacou por seu compromisso com a religiosidade popular e com os princípios da doutrina social da Igreja em favor dos mais necessitados".
A atriz Andrea Veiga se despediu. "Vai com Deus! Você fez a diferença", escreveu a artista, assim como a apresentadora Fernanda Gentil, que também homenageou: "Descanse em paz, na mesma que você trouxe tanto por aqui", resgatando um vídeo do Papa aconselhando um fiel.
A escritora Thalita Rebouças prestou a última homenagem ao pontífice. "Papa Francisco se foi. O papa mais bacana de todos. Que ele descanse em paz", desejou. A cantora Fafá de Belém resgatou várias publicações relacionadas ao líder religioso e declarou: "Não tenho palavras para expressar minha dor".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.