Maria Bethânia faz apelo por Santo Amaro Reprodução Instagram

Rio - Maria Bethânia, de 78 anos, fez um apelo à população e às autoridades, devido aos danos causados pelas fortes chuvas em Santo Amaro, no recôncavo da Bahia, que transbordaram o rio Subaé. A cantora publicou um vídeo, no Instagram, neste domingo (4), narrando uma mensagem, destacando as atitudes humanas e mostrando como a cidade ficou com os alagamentos. "S.O.S para Santo Amaro da Purificação A natureza grita", escreveu na legenda. 
"Mais uma vez, as águas magoadas do rio Subaé, na minha cidade, Santo Amaro da Purificação, tomam grande parte da cidade e sua margem. Toda indiferença e maus tratos que causaram ao rio retornam com força e violência, tomando o Mercado Municipal, as casas ribeirinhas, e a gente de toda a cidade que assustada pede ajuda", iniciou. 
Bethânia pediu ajuda para as famílias que perderam tudo na enchente. "Como ajudar a compreender que as águas são vivas e donas de seus leitos, assim como o céu é dono das estrelas. Apagá-las? Não. O homem segue fingindo não enxergar a verdade e a força da natura e se assusta quando ela respira, se ergue, cintila e retoma o que lhe pertence. Espero que classe política, eleita pelos meus conterrâneos se sensibilize e procure ajudar os que perderam tudo"
Em seguida, a irmã de Caetano Veloso afirmou que não julga a cidade politicamente. "Eu fiz 18 anos já morando no Rio de Janeiro, portanto, meu título e eleitor é carioca. Orientada pelo meu pai, me recolho e não opino politicamente sobre a cidade que eu amo. Se alguma ajuda chegar pelos governantes da Bahia e do Brasil, que chegue verdadeiramente empregada a favor do povo ribeirinho e os sagrados lugares".
A artista finalizou pedindo proteção pela sua cidade natal. "Como o Mercado Municipal, espaço hoje que se vive o Bembé, uma festividade religiosa negra da maior importância para a cidade e seus filhos. Nossa Senhora da Purificação, nossa padroeira, proteja seus filhos, com seu amor de mãe. Purificar o Subaé, mandar os malditos embora. Dona da d'água doce, quem é? Dourada, rainha, senhora", concluiu. 
Em 1981, Caetano Veloso compôs a música "Purificar O Subaé", que remete a infância dos dois irmãos e fala sobre a consciência ecológica, devido ao estado de poluição, contaminação e abandono do rio Subaé.