Regina CaséReprodução / Instagram

Rio - Regina Casé abriu as portas da casa em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, e revelou detalhes da construção ao canal "De Casa em Casa", no YouTube. A propriedade, cercada pela natureza abriga peças acumuladas ao longo da vida da apresentadora.

A atriz contou que adquiriu o terreno anos antes de dar início à obra. O projeto só avançou após o incentivo da filha Benedita, que, ainda criança, pressionou a mãe para começar a construção. "Mãe, não interessa se vai ficar feia. Está demorando muito", relembrou Regina.

O arquiteto Sérgio Rodrigues, responsável pela obra, propôs uma casa em módulos, com estrutura em madeira e ambientação que acolhe a grande quantidade de objetos colecionados por Regina em viagens pelo Brasil e pelo mundo. O acervo inclui presentes de fãs, lembranças afetivas e itens inusitados. "Eu sou a pessoa mais pop. Não tenho nenhum critério. Meu estilo é pós-eclético. Eu ganhei muitas coisas, objetos de muitas pessoas. Umas lindas, outras medonhas. Mas nunca quis jogar fora algo que alguém me deu com carinho. E fica amoroso. É um convite a se livrar de preconceitos", afirmou.

Rodrigues, que morreu em 2014, aprovou o resultado. "É a casa mais brasileira. Minha casa com o melhor recheio", teria dito ao visitar o local concluído. Para Regina, o espaço se tornou um reflexo de sua história. "Essa casa é um museu de mim mesma", disse.

O projeto também incluiu ideias de Benedita, que pediu uma palafita inspirada nas aulas sobre habitações da região Norte. A estrutura foi incorporada ao projeto e virou a área zen da casa.

A relação com a natureza aparece em cada detalhe. Regina afirmou ter plantado todas as árvores do entorno ao lado de um jardineiro de confiança. "A maioria das plantas vieram de algum lugar, ou alguém que me deu, ou plantou. Ampliou muito minha capacidade de compreender as coisas, em relação ao mistério, ao sagrado", declarou.

Entre os espaços da casa, uma pequena capela ganhou destaque. Instalada em meio à vegetação, ela surgiu de forma espontânea no projeto, segundo a apresentadora. "Sempre adorei rezar, como gosto de dançar, namorar, nadar no mar... Acho lindo uma capela", concluiu.