Na novela 'O Outro', de 1987, Cuoco viveu o empresário Paulo Della Santa TV Globo / Divulgação

Rio - Famosos lamentaram publicamente a morte do ator Francisco Cuoco, que faleceu nesta quinta-feira (19), aos 91 anos, em São Paulo, por falência múltipla dos órgãos. Considerado um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, Cuoco protagonizou novelas como "Selva de Pedra" (1972), "O Astro" (1977), "Pecado Capital" (1975), "Sétimo Sentido"  (1982) e "O Cafona" (1971). O ator estava internado nos últimos meses para tratar uma infecção nos rins e problemas relacionados a transtorno de ansiedade.

"Que notícia triste", escreveu Beth Goulart. "Um dos grandes galãs das telenovelas brasileiras — descanse em paz… Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs desse ator que marcou gerações", afirmou o ator Kiko Mascarenhas.

"Francisco Cuoco nos deixou hoje. RIP grande galã", publicou Tuca Andrada. "Poxa... Absolutamente um ator fantástico e uma pessoa maravilhosa. Sem palavras", disse Murilo Rosa.

"Todo meu carinho e respeito ao grande artista Francisco Cuoco. Missão cumprida, amigo. Descanse em paz. Você é gigante", escreveu Emilio Orciollo Netto.

Antonio Grassi também se manifestou: "Partiu o querido Francisco Cuoco. Notícia muito triste, gostava muito dele. Um cara do bem, nosso galã que veio do povo e sempre foi leal a sua história".

O autor Walcyr Carrasco prestou homenagem: "Nos deixou hoje um dos maiores atores da nossa televisão. Francisco Cuoco foi um ícone, um artista que inspirou gerações e levou emoção a milhões de lares. Fica a saudade e a eterna admiração. Meus sentimentos à família, amigos e admiradores".

Selton Mello destacou: "Gigante das artes, um cara fabuloso no convívio diário! Descanse, mestre". Miguel Falabella disse: "Foi-se Francisco Cuoco, cai o pano para este ator que habitou o imaginário de todos nós por tantos anos. Por trás da lendária figura do eterno galã, havia um homem sensível, um colega engraçado e espirituoso e um profissional de primeira. Demos muitas gargalhadas juntos. Vai deixar saudade. Um beijo, querido. Siga na direção da luz!".

"Muito triste aqui", comentou Elizabeth Savala. "E se foi nosso querido Chico! Francisco Cuoco! Nosso colega querido e amável! Nós não vamos mais nos encontrar! Nós não vamos mais… Deixando saudades e boas risadas! Siga em paz", lamentou Rosane Gofman. Já Sônia Abrão afirmou: "Nossa solidariedade à família!"

Marcelo Serrado relembrou a convivência com o artista: "Quando comecei na TV eu era muito fã do Cuoco e depois fizemos juntos algumas coisas na TV. Sempre gentil e querido comigo e com todos! Se foi um dos grandes! Obrigado por tudo, pelo seu talento".
Serginho Groisman também prestou homenagem. "Selva de Pedra, Pecado Capital, O Astro. Alguns trabalhos do incrível Francisco Cuoco que hoje infelizmente faleceu. Fique em paz."

Carolina Dieckmann destacou as qualidades do artista: "Cuoco... um grande cara; carisma, talento, beleza, generosidade e gentileza. RIP". Débora Lamm resumiu: "Nosso galã, nosso astro". João Vitti escreveu: "RIP Francisco Cuoco. Meus sentimentos à família e aos admiradores desse grande ator". 
Vera Fischer recordou a troca com o colega de profissão. "E você se foi Chico querido. Mas vai nos deixar teu talento, tua generosidade e teus belíssimos trabalhos. Quantos momentos lindos vivemos, dentro e fora da tela! Tua enorme sensibilidade me emocionava sempre, assim como teu coração amoroso. Continue brilhando onde quer que você esteja. Vá na paz. Descanse." 

Drica Moraes compartilhou a emoção pessoal com a notícia: "Partiu meu primeiro amor! Te amarei pra sempre, Francisco Cuoco!". Ricardo Tozzi afirmou: "Descansa em paz, mestre, amigo amado! Seu brilhante legado ficará em nossos corações!".

Bruna Lombardi declarou: "Francisco Cuoco, um dos maiores ícones da TV e um dos mais amados pelo público, partiu em paz. O ator que acumulou uma legião de fãs era também um cara muito querido pelos colegas. Deixamos aqui nossa mensagem de carinho e nossos sentimentos à família. Que sua passagem seja de Luz!".

Fátima Bernardes relembrou o impacto da trajetória do artista: "Acabei de saber da morte do querido Francisco Cuoco — um dos maiores galãs da nossa TV. Quem viu não esquece: Selva de Pedra, O Astro, Pecado Capital, O Semideus. Ele tinha 91 anos e estava internado em São Paulo. Cuoco deixou dois filhos e uma filha, além de uma multidão de fãs que hoje já se lembram dele com saudade. Meu carinho pra família e amigos".

Francisco Cuoco fez sua última aparição na televisão no dia 6 de junho, no especial Tributo, exibido pela TV Globo. O programa contou com uma entrevista gravada em seu apartamento, com a presença da irmã Grácia Cuoco, além de relembrar os personagens que marcaram sua trajetória.

Natural de São Paulo, Cuoco foi feirante antes de iniciar a carreira artística, que começou no teatro paulista nos anos 1950. Ao longo de mais de seis décadas de trabalho, construiu uma sólida carreira e se tornou símbolo da televisão brasileira. Pai de três filhos, deixa um legado reconhecido por gerações.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ricardo Tozzi (@ricardotozzireal)