Angela Ro Ro Reprodução

Rio - A cantora Angela Ro Ro, de 75 anos, permanece internada em estado grave e sem previsão de alta no Hospital Silvestre, no Rio de Janeiro. A artista, que enfrenta uma infecção pulmonar, passou por intubação, traqueostomia e atualmente realiza sessões de diálise. Apesar de estar respirando sem ajuda de aparelhos desde o início do mês, seu estado de saúde ainda inspira cuidados.
De acordo com o seu advogado, Carlos Eduardo Campista de Lyrio, Angela tentou se comunicar por escrito, mas não conseguiu devido à falta de coordenação motora — sintoma comum em pacientes que permaneceram sedados por períodos prolongados. "A cantora e compositora Angela Ro Ro continua internada em quadro considerado grave. Recentemente, a artista tentou esboçar contato por escrito, porém, sem sucesso em função da falta de coordenação motora (habitual em pacientes que passaram por longo período de sedação, intubação e traqueostomia recentes)", informou a nota.
Além do quadro de saúde delicado, a artista também enfrenta dificuldades financeiras. Sem aposentadoria e com uma renda mensal estimada em R$ 800 oriundos de direitos autorais, Angela voltou a fazer um apelo público por auxílio financeiro. "Ela depende da sua voz para sobreviver e pagar suas contas. Aqueles que quiserem fazê-lo precisam enviar um Pix diretamente para a conta dela (única forma segura de ajudá-la). A chave-Pix dela é 625.962.507-30 e está no nome civil da cantora: Angela Maria Diniz Gonsalves”, destaca.
O advogado reforça a esperança na recuperação da artista. “Ela irá se recuperar e, com fisioterapia, voltará a cantar.”
Angela está internada há cerca de um mês. Em maio, antes da hospitalização, chegou a publicar nas redes sociais um vídeo em que relata ter sido diagnosticada com infecção no sangue e suspeita de câncer, hipótese que depois foi descartada. "Estou fazendo esse vídeo com dificuldade física. Fui diagnosticada com infecção no sangue e suspeita de câncer. Não iria brincar com assunto mais sério. Eu amo a minha vida. Eu amo a vida de todos", disse, visivelmente abatida.
Na legenda do vídeo, Ro Ro já havia incluído sua chave Pix, com o apelo: "Qualquer valor será bem-vindo. Sem perspectiva de alta ou cura para trabalhar, humildemente peço ajuda a vocês! Qualquer valor será bem-vindo!"
Ícone da música brasileira, Angela Ro Ro tem discos emblemáticos na MPB, como Escândalo (1981), e participou do histórico álbum Transa (1972), de Caetano Veloso. Seu trabalho é marcado por uma fusão da música popular brasileira com influências do blues, acompanhada de sua voz potente e do piano que a consagrou. Nos últimos anos, a cantora tem enfrentado sucessivas dificuldades, especialmente após os impactos econômicos da pandemia, e já contou com a mobilização de fãs para obter apoio financeiro.