Stephano Strand viverá Miguel em ’Deixe-me Viver’Divulgação

Rio - O ator Stephano Strand, de 19 anos, está prestes a estrear nos cinemas no drama "Deixe-me Viver", dirigido por Walther Neto. No longa-metragem, ele interpreta Miguel, que se apaixona por Júlia (Cat Dantas), uma jovem que escolhe não aderir aos tratamentos médicos depois de descobrir um câncer terminal. Em conversa com O DIA, o artista fala sobre o início das gravações da produção, revela como é trabalhar com a atriz Monica Carvalho, que além de protagonista, assina o roteiro.
Estudante de teatro e jornalismo em Los Angeles, Stephano iniciou sua carreira há cinco anos e já fez algumas peças e curtas-metragens nos EUA. "Deixe-me Viver", entretanto, marca o início da trajetória profissional em filmes e produções em português.
"Não sou tão experiente. Agora, eu estou em um outro nível de empolgação, sinceramente. Receber uma oportunidade assim, nessa fase da minha vida, é algo que me deixa eternamente grato. Estou super feliz, super empolgado. Quando esse filme estrear, eu vou ser a pessoa mais feliz desse mundo", garante.
Sobre a oportunidade dar vida a Miguel, o ator conta que tudo se alinhou para que o papel fosse dele. Sem saber, ele foi indiretamente apresentado por sua mãe a Monica Carvalho, que procurava por um ator com as características do artista para interpretar o personagem.
"Minha mãe estava na igreja em que eu trabalhava, quando morava mais em São Paulo, e ela viu a Monica Carvalho e foi falar com ela, já que é fã. Elas ficaram conversando e a Monica disse que estava procurando um ator com exatamente meu perfil, que tivesse cara de 17 anos, que não tem muita experiência na tela, porque ela queria uma reação mais crua… e foi quando minha mãe falou de mim e passou meu Instagram", recorda.
Em seguida, Stephano e Monica começaram a conversar e a atriz lhe apresentou o papel. Ele gostou do personagem e enviou um vídeo mostrando sua desenvoltura em cena emocionante. Foi quando garantiu a vaga no elenco. "Eu surtei na hora em que descobri. Estava com meus amigos, lá em Los Angeles, e pulei da cadeira quando recebi a notícia", lembra Stephano, que reafirma: "Eu estou eternamente grato por esse papel. Realmente recebi uma oportunidade linda para me expor no mundo".
O ator, inclusive, não poupa elogios à parceira, que interpretará Andrea, mãe de Júlia, no longa. A personagem precisará romper barreiras legais e emocionais para proporcionar uma despedida com sentido e liberdade para a filha — enfrentando o ex-marido Albert (Humberto Martins), a Justiça e a opinião pública.
"Ela claramente adora o trabalho que faz e ela é super visionária. Realmente me impressiona o trabalho que ela faz, porque ela fez bastante para esse filme… produziu, escreveu, é a atriz… ela fez demais", opina.
Ao receber o roteiro completo do filme, que une sensibilidade, espiritualidade, ancestralidade e uma reflexão sobre o valor do tempo, Stephano se emocionou. "Quando eu li pela primeira vez, eu estava em uma aula de filosofia. Eu fiquei superfeliz, fiquei triste, eu chorei… costumo dizer que esse não é um filme triste e não é um filme feliz, é um filme lindo."
"Essa é a beleza da vida. Tem momentos tristes, tem momentos felizes, mas no final das contas, não importa o que a gente fez… a vida é linda. O conceito da mortalidade é algo muito bonito, que tem que ser apreciado a cada segundo, porque a vida é curta demais", complementa.
O ator revela, ainda, que se identificou com o personagem em muitos aspectos. "Ele tem um passado triste. E ele é o que mais tenta não pensar nessas coisas, mas, às vezes, se pega realmente refletindo. Eu vejo as minhas características no Miguel, principalmente no passado dele com o pai. A coisa boa que eu consigo ver em mim e no Miguel é que a gente aceita esse passado e tenta seguir em frente. A gente não deixa que esse passado dite o futuro", expõe.
Em "Deixe-me Viver", Miguel e Júlia iniciam um relacionamento descrito por Stephano como "trágico", em meio à descoberta de um câncer terminal dela e a recusa da jovem em viver seus últimos dias em um hospital. Decidida a aproveitar o tempo que lhe resta, ela e a mãe, Andrea, partem para Trancoso, na Bahia, onde o casal se conhece. 
"O romance do Miguel com a Júlia é trágico, só que muito puro. É muito inocente. E essa é a melhor parte do amor entre ele e a Júlia. Essa pureza e inocência da juventude é muito boa, muito linda", narra ele.
Sem conhecer o par romântico, o ator decidiu se encontrar com Cat antes do início das gravações. Ele voou até o Rio para participar de um evento e, de quebra, conversar pessoalmente com a atriz. Após se encontrarem na casa dela, e passarem a noite brincando com um jogo colaborativo, chamado "It Takes Two", o artista relata que, de cara, os dois se deram bem e não se desgrudaram, mantendo uma amizade sincera, o que também é confirmado pela atriz.
"A gente jogou até umas 4 da manhã e ficou conversando sobre tudo. Viramos super amigos e desde então a gente conversa quase todos os dias, Nós pensamos em ideias para deixar a química entre os personagens mais pura, colaboramos muito, sugerimos várias ideias para o diretor… E ela é superlegal, gente boa. Eu não podia ter pedido uma parceira melhor", destaca Stephano.
"Acho que nada da Júlia e do Miguel vai ser nem um pouco forçado, porque porque eu e o Stephano nos damos muito bem, a gente realmente ficou muito próximo, foi uma coisa muito especial, sabe? Foram as duas pessoas certas para fazer os personagens, porque é muito preciso", acrescenta Cat.
Além de Stephano, Monica e Cat, o elenco de "Deixe-me Viver", ainda sem previsão de estreia, conta com  Humberto Martins, Oscar Magrini, Roberta Rodrigues, Jeniffer Setti, Gilmelândia, Stephano Strand, Luciana Vendramini, Flávia Zaguini, Fernanda Arraes, Swara Sampaio, Michele Muniz, Laura Proença e mais atores.
Com altas expectativas de trabalhar com o elenco estrelado, Stephano demonstra ansiedade para estar no set. "Quando eu vi o elenco, fiquei tão intimidado... Porque todo mundo é maior mega estrela, com vários trabalhos… e eu aí, com minhas peças, meus curtas, de boa, ali no cantinho. Mas todo mundo começa de algum lugar e esse vai ser o meu meu ponto.Mas tem que sempre manter essa humildade".
Embora as gravações tenham iniciado nesta segunda-feira (25), o ator começa a produzir suas cenas apenas duas semanas depois. "Eu estou muito ansioso, porque é o meu primeiro filme e o elenco todo é muito experiente. Eu não tenho essa experiência, porém o que eu tenho agora é a confiança de que vou conseguir fazer um bom trabalho, é só me manter na humildade."